Na noite de ontem, 03, a ESF João Jorge Carneiro realizou uma ação de conscientização sobre o Setembro Amarelo, mês dedicado à Saúde Mental, com uma roda de conversa seguida de uma dinâmica, voltada para os participantes do grupo “Vôlei Top”, no Poli Esportivo de Aquidauana.
A enfermeira Jamilli Pimentel, falou sobre a importância de reconhecer os sinais de sofrimento emocional e como a escuta ativa e a busca por apoio psicológico podem salvar vidas.
Durante a roda de conversa, Jamilli enfatizou o papel fundamental da comunidade na prevenção ao suicídio, abordando questões como os fatores de risco e a importância de se falar sobre saúde mental sem tabus.
A roda de conversa também contou com as Agentes Comunitárias de Saúde, Marli Gomes, Mariely Borges e Carmem Vitorino, que compartilharam suas experiências diárias de trabalho, destacando a importância da humanização no atendimento aos pacientes, especialmente no que se refere à saúde mental.
Após a fala educativa, as participantes foram convidadas a participar de uma dinâmica, com o objetivo de estimular a interação e a colaboração entre os membros do grupo “Vôlei Top”.
A atividade proporcionou um momento de reflexão sobre o autocuidado, o trabalho em equipe e a importância de se apoiar mutuamente, fatores essenciais para a promoção do bem-estar mental.
› FONTE: AGECOM