Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Banda Municipal Otávio Mongelli celebra 53 anos de história e tradição em MS

Publicado em 29/08/2025 Editoria: Cidade


Agosto não é só aniversário da bela cidade de Aquidauana, mas é o mês em que se comemora a criação de uma das bandas sinfônicas mais tradicionais da história cultural de Mato Grosso do Sul, a Banda Municipal Otávio Mongelli.

Criada em 1965, a Associação dos Amigos da Banda Municipal Otávio Mongelli marcou para sempre a história cultural de Aquidauana. Em 1972, o então prefeito Fernando Lucarelli Rodrigues oficializou, por decreto, o início das atividades da Banda, que estreou em grande estilo no dia 15 de agosto de 1973, com uma serenata ao prefeito Tico Ribeiro, às 5h da manhã, seguida do desfile cívico da cidade, sob a regência dos maestros José Augusto e José Bezerra da Costa.

Desde aquele amanhecer musical, a Banda Municipal Otávio Mongelli vem encantando gerações com um repertório diversificado, que transita dos dobrados militares às músicas regionais, mantendo viva a tradição musical e afetiva do município.

No último dia 15 de agosto de 2025, mesmo dia do aniversário de emancipação de Aquidauana, a Banda Otávio Mongelli completou 53 anos de trajetória, reafirmando sua importância para o cenário cultural aquidauanense e para a identidade do povo pantaneiro.

Atualmente, são 40 músicos que compõem a formação, distribuídos entre clarinete, saxofones, trompete, trombone, euphonium, tuba, teclado, guitarra, contrabaixo, bateria e percussão, sob a regência dos maestros Isaque Fonseca e Ramão Limonges.

O coração da Banda pulsa na histórica Estação Ferroviária de Aquidauana, espaço que abriga atualmente os ensaios, aulas e o convívio que transcende a música para se tornar história viva.

Os ensaios acontecem semanalmente todas às segundas e quartas-feiras, das 19h30min às 21h30. Além disso, a Prefeitura de Aquidauana, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, oferece no período da tarde aulas gratuitas de instrumentos de sopro e violão, democratizando o acesso à música e formando novos talentos.
O maestro Isaque Fonseca destacou a função social e cultural que a Banda exerce. “A banda é a escola pública de música da maioria das pequenas cidades do Brasil. Aqui, crianças, adolescentes, jovens e adultos têm garantido o direito à cultura e à arte, conforme assegura o Artigo 215 da Constituição Federal”, afirmou.

Mais do que notas musicais e melodias, a Banda promove aprendizado, disciplina, amizade e convivência. Como lembra a UNESCO, um dos pilares da educação é o “aprender a conviver”, algo que a prática coletiva da música ensina com harmonia e emoção.

O secretário de Cultura e Turismo, Pepeu Fialho, ressaltou a relevância histórica da Banda. “A Banda Municipal Otávio Mongelli é um símbolo da cultura aquidauanense. Sua história é feita de dedicação, amor à música e compromisso com a nossa comunidade. Parabenizo cada músico e maestro que mantêm essa chama acesa, levando arte e alegria para o nosso povo”, destacou o secretário Pepeu.

O prefeito Mauro do Atlântico também parabenizou a Banda e reforçou o compromisso de valorizá-la. “A Banda Municipal é um patrimônio vivo de Aquidauana. Ela representa não apenas a música, mas a dedicação de gerações que mantêm essa tradição. Parabenizo cada músico, maestro e todos que fazem parte dessa história. Nossa gestão tem orgulho em apoiar e valorizar essa instituição que enriquece o cenário cultural do município”, afirmou o prefeito.

Com este trabalho marcado pela dedicação e amor dos músicos, a Banda Municipal Otávio Mongelli segue rompendo os anos, na missão harmoniosa de levar cultura, música e emoção gratuitamente à população, sendo um dos mais preciosos patrimônios culturais de Aquidauana.

E parafraseando o músico e cantor Chico Buarque, num verso que ecoa como trilha dessa história: “para ver a banda passar, cantando coisas de amor...”



› FONTE: AGECOM