São 200 vagas para estudar em Campo Grande, Aquidauana, Corumbá, Dourados ou Ponta Porã
O IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) está com 200 vagas abertas para cursos de qualificação profissional exclusivos para mulheres em situação de vulnerabilidade social, econômica e vítimas de violência. Eles são gratuitos e fazem parte do programa Mulheres Mil, do Ministério da Educação.
É preciso ter a partir de 16 anos de idade e ensino fundamental completo. As vagas estão distribuídas entre Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Dourados e Ponta Porã.
As candidatas selecionadas que tiverem frequência nas aulas terão direito a um auxílio financeiro para custeio de alimentação e transporte no valor de R$ 150 mensais. Ao final dos quatro meses de curso, o auxílio totalizará R$ 600, divididos em quatro parcelas.
As opções de curso são:
Cuidadora de Idosos | Campo Grande | 40 vagas;
Assistente Administrativa | Aquidauana, Corumbá e Dourados | 40 vagas cada;
Agricultora Orgânica | Ponta Porã | 40 vagas.
Inscrições - Gratuitas e devem ser feitas até 1º de setembro, na Página do Candidato da Central de Seleção do IFMS. As candidatas devem preencher o formulário de inscrição (Anexo IV do edital) e anexá-lo ao sistema.
A seleção será feita com base em critérios como faixa etária, situações de trabalho e risco, renda familiar e número de pessoas que moram na mesma casa.
Em caso de empate, a prioridade será para candidatas com maior número de filhos menores de idade, maior número de integrantes no grupo familiar e maior idade.
Cronograma - Os resultados preliminar e final estão previstos para 2 e 5 de setembro, respectivamente.
O início das aulas está previsto para o dia 9 de setembro.
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail mulheresmil@ifms.edu.br.