Dos dias 05 a 09 de agosto, foi realizado um mutirão de atendimentos médicos e odontológicos na ESF Cláudio Fernando Stella (Posto da Santa Terezinha), em Aquidauana. A ação beneficiou centenas de moradores com serviços de saúde gratuitos.
O evento foi promovido pelo SENAR/MS e Sistema FAMASUL, em parceria com a Prefeitura de Aquidauana, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento (SESAU) e o Sindicato Rural. A ação integrou os programas “Saúde do Homem e da Mulher Rural”, voltados à prevenção e promoção da saúde no campo.
A iniciativa foi solicitada pelos vereadores Renato Bossay e Reinaldo Kastanha, por meio de ofício encaminhado ao Sindicato Rural de Aquidauana, que articulou a realização junto à FAMASUL/SENAR.
Na abertura do mutirão estiveram presentes o prefeito Mauro do Atlântico, os vereadores Everton Romero (presidente), Renato Bossay, Genivaldo Montana (líder do prefeito na câmara), Ana Saravy e Sargento Cruz, secretários municipais e o diretor-tesoureiro da FAMASUL – Frederico Stella.
“Agradeço ao SENAR, à FAMASUL, ao Sindicato Rural, à Câmara Municipal e à equipe da nossa Saúde Municipal e a todos os envolvidos nessa grande ação. Esse mutirão é muito importante para a nossa população, especialmente, para quem aguardava por atendimento médico com especialistas. A união de esforços em prol do bem comum é o que faz a diferença. Aquidauana agradece,” afirmou o prefeito Mauro do Atlântico.
No mutirão de saúde foram realizadas 304 consultas médicas, 321 atendimentos médicos e 646 procedimentos que incluíram avaliações clínicas, orientações preventivas e, também, atendimento pediátrico, clínico geral, ginecologia, dermatologia, urologia e oftalmologia.
Na odontologia, 58 pessoas foram atendidas e realizados 367 procedimentos, entre eles limpeza, restaurações, extrações, radiografia, orientações sobre higiene bucal, entre outros.
Foram aplicadas 110 doses de vacinas para prevenção de diversas doenças, realizados 33 testes rápidos para diagnóstico precoce de infecções e feitas 17 coletas para exame preventivo de câncer do colo do útero.
Além disso, 50 doses de vacinas antirrábicas foram aplicadas em animais, fortalecendo o controle da raiva na região.
› FONTE: Agecom