Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Prefeitura de Aquidauana discute implantação de Escola Cívico-Militar

Publicado em 05/08/2025 Editoria: Educação


Hoje pela manhã, 05, o prefeito de Aquidauana - Mauro do Atlântico, acompanhado da secretária municipal de Educação - Wilsandra Béda, reuniu-se com a comissão estadual composta por representantes de escolas cívico-militares de Mato Grosso do Sul.

A visita teve como objetivo apresentar o modelo de gestão compartilhada entre educadores e militares, que tem sido implantado com sucesso em diversas unidades escolares do Estado.

A iniciativa do encontro partiu dos vereadores Renato Bossay e Edenilson Dittmar Júnior, que articularam a vinda da comissão para discutir a viabilidade da instalação de uma escola cívico-militar na rede municipal de Aquidauana.

A comissão visitante é formada pelo coronel da Polícia Militar - Cleder Pereira da Silva, diretor de ensino da PMMS; tenente-coronel Cícero Aparecido Pereira, oficial de gestão escolar da Escola Estadual Cívico-Militar Marçal de Souza (Campo Grande); sargento Wagner Esteves, monitor da mesma unidade; professora Eliana Verneque, coordenadora do programa estadual das escolas cívico-militares; professora Tereza Janete Abdalla, diretora-adjunta da Escola Estadual Cívico-Militar Maria Corrêa Dias (Anastácio); e o secretário municipal de Gestão Estratégica de Aquidauana, Alexandre Périco.

Durante a reunião, foram apresentados os fundamentos pedagógicos, administrativos e disciplinares do modelo cívico-militar, bem como os trâmites necessários para sua possível implantação no município.

O prefeito Mauro destacou a importância do diálogo e da busca por alternativas que contribuam para a melhoria da qualidade da educação. “Ouvimos atentamente as explicações da comissão. Sou favorável a esse modelo de educação e, com o apoio da Câmara Municipal e da nossa comunidade, estamos estudando a possibilidade de instalar em Aquidauana uma escola cívico-militar,” afirmou o prefeito.

A secretária municipal de Educação, Wilsandra Beda, ressaltou que o encontro foi produtivo e de grande esclarecimento: “Aproveitamos essa reunião de trabalho para dirimir dúvidas sobre esse modelo de educação. Agora, em um segundo momento, vamos acompanhar de perto as tratativas para analisar a possibilidade de instalação do projeto em Aquidauana,” explicou.

O coronel Cleder Pereira da Silva, diretor de ensino da Polícia Militar, destacou os resultados positivos obtidos nas unidades que já adotam o modelo: “Esse modelo de ensino tem trazido ótimos resultados nas escolas em que foi implantado. A disciplina, por exemplo, é uma das grandes contribuições que a Polícia Militar tem proporcionado aos alunos, ajudando no desenvolvimento educacional e pessoal dos estudantes,” ressaltou.

Os vereadores Renato Bossay e Edenilson Dittmar, que atuaram na articulação da visita, reforçaram o compromisso com a educação do município: “Estamos trabalhando para trazer esse modelo para Aquidauana, buscando todas as informações necessárias para subsidiar o Executivo na implantação da escola cívico-militar,” destacaram os vereadores.

 



› FONTE: Agecom