Frente fria derruba temperaturas, com destaque para o sul do Estado
Com a aproximação de uma frente fria, a manhã em Mato Grosso do Sul foi de temperaturas geladas, além de favorecer a possibilidade de chuvas. Nesta segunda-feira (28), a mínima foi de 10°C, com destaque para a região sul do Estado.
Segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima, a previsão indica predomínio de sol com aumento gradual de nebulosidade e possibilidade de chuvas de intensidade fraca a moderada. De forma localizada, não se descarta a ocorrência de tempestades acompanhadas de descargas elétricas e rajadas de vento.
“Essa configuração atmosférica está associada à aproximação e ao avanço de uma frente fria, combinada ao transporte de calor e umidade proveniente do norte do país. Além disso, a atuação de uma área de baixa pressão sobre o Paraguai e o deslocamento de cavados favorecem a intensificação das instabilidades sobre a região”, descreve o monitoramento.
Até a quarta-feira (30), com o avanço da massa de ar frio pós-frontal, são esperadas as menores temperaturas do período. As mínimas deverão variar entre 8 e 12 °C, sobretudo nas regiões sul, sudeste e sudoeste de Mato Grosso do Sul, com possibilidade de registros pontuais inferiores, entre 5 e 7°C.
Previsão
Campo Grande amanhece com mínima de 18°C, mas deve chegar a máxima de 27°C, também no radar de chuva. Dourados e Anaurilândia têm mínima de 15 a 17°C e máxima de 23 a 26°C. Ao sul, Ponta Porã e Iguatemi marcam mínima de 13°C e máxima de 18 a 23°C.
Na região sudeste e pantaneira, em Porto Murtinho e Corumbá, o dia será de sol entre nuvens, com mínima de 15 a 18°C e máxima de 20 a 25°C. Já na região norte e do Bolsão, Coxim e Três Lagoas variam a mínima de 18 a 20°C e máxima de 28 a 30°C, respectivamente.