Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Esporte e cultura na 14ª edição dos Jogos dos Povos Indígenas em Aquidauana

Publicado em 25/07/2025 Editoria: Esporte


Mais que uma competição, os Jogos dos Povos Indígenas (Jopoin) são um verdadeiro resgate e celebração da história, da cultura e da identidade do povo Terena. A cada edição, o evento reafirma o papel do esporte como ferramenta de valorização cultural, união das comunidades e fortalecimento das tradições indígenas.
 
Na noite de ontem (24), a Prefeitura de Aquidauana deu início à 14ª edição do Jopoin, com uma cerimônia emocionante realizada na quadra da Escola Municipal Feliciano Pio, na Aldeia Ipegue.
 
Com direito a desfile das delegações das 12 aldeias participantes, entrega de kits esportivos pela prefeitura para as aldeias e apresentações culturais, a abertura foi marcada pela energia das torcidas e o orgulho das comunidades.
 
A festa reuniu atletas, lideranças indígenas e autoridades municipais, reforçando o espírito de coletividade e respeito à ancestralidade.
 
O prefeito Mauro do Atlântico destacou o valor simbólico do evento: “Os jogos não são apenas um evento esportivo, mas sim uma valorização das tradições e da cultura indígena das nossas aldeias. Agradeço à nossa equipe pela organização e aos caciques e lideranças indígenas pelo apoio”, afirmou o prefeito.
 
Também presente no evento, o secretário municipal de Esportes e Lazer, Wellington Moresco, reforçou o compromisso da gestão com a promoção do esporte como ponte entre gerações e culturas.
 
“Estamos fortalecendo os laços das comunidades com o esporte, que também é uma forma de preservar a cultura e estimular a convivência entre os jovens”, pontuou o secretário Wellington.
 
A solenidade contou ainda com a presença do presidente da Câmara Municipal - Everton Romero, dos vereadores Juraci Jesus e Sargento Cruz, do coordenador de Assuntos Indígenas - Edvaldo Feliz, ex-prefeito Odilon Ribeiro, além de diversas lideranças indígenas e representantes da comunidade, entre elas os caciques: Ademir (Dodó - Ipegue), Julison Farias (Água Branca), Benigno Paulino (Morrinho), Levison Vicente (Lagoinha), Cláudio Lipu (Imbirussu), Jaime Rafael (Buritizinho), e Luiz Gonçalo, da Associação Txané.
 
Promovido pela Prefeitura de Aquidauana, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer e da Secretaria de Educação, o Jopoin segue até o dia 26 de julho, com jogos e atividades culturais que celebram a força, a garra e o orgulho dos povos originários. A premiação está prevista para amanhã, 26, às 10h na quadra da escola na  Aldeia Ipegue
 
KITS ESPORTIVOS – A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer fez a entrega de vários kits com bolas de futsal, de futebol de campo e de voleibol, doados para as aldeias participantes dos jogos, com objetivo de fomentar à prática esportiva nas comunidades. Os kits foram adquiridos com recursos próprios da prefeitura.
 
 


› FONTE: Agecom