Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Tempo seco e calor predominam entre sexta e sábado em MS

Publicado em 25/07/2025 Editoria: Meteorologia



Estabilidade atmosférica é causada por um sistema de alta pressão, que impede a formação de nuvens e chuvas

 

O tempo segue firme em todo o Mato Grosso do Sul entre sexta-feira e sábado, com predomínio de sol e poucas nuvens no céu. A estabilidade atmosférica é causada por um sistema de alta pressão, que impede a formação de nuvens e chuvas.

A presença de ar seco também reduz os níveis de umidade relativa do ar, que devem variar entre 15% e 30%, configurando estado de atenção. Por isso, são recomendadas medidas como umidificar os ambientes, beber bastante água e evitar exposição ao sol nos horários mais quentes e secos do dia.

Essa combinação de calor e baixa umidade também aumenta o risco de incêndios florestais, exigindo cuidados extras com o uso do fogo e atividades que possam gerar faíscas.

As temperaturas mínimas devem variar entre 15°C e 19°C no sul, cone-sul e grande Dourados, com máximas entre 30°C e 33°C. No sudoeste e no Pantanal, as mínimas vão de 16°C a 24°C e as máximas de 33°C a 35°C. Já no bolsão, leste e norte, os termômetros devem marcar mínimas de 15°C a 20°C e máximas entre 29°C e 34°C.

Em Campo Grande, a previsão é de mínima entre 19°C e 21°C e máxima entre 30°C e 32°C. Os ventos sopram do norte, com intensidade entre 40 km/h e 60 km/h, podendo ocorrer rajadas acima desse limite em pontos isolados.

A partir de domingo, o tempo começa a mudar em Mato Grosso do Sul. O sol ainda predomina, mas haverá aumento de nuvens ao longo do dia, com possibilidade de chuvas fracas a moderadas. Em pontos isolados, não se descarta a ocorrência de tempestades com raios e rajadas de vento.

Essa mudança no clima é provocada pela aproximação de uma frente fria, combinada ao transporte de calor e umidade do norte do país. Também contribuem para a instabilidade a presença de uma área de baixa pressão sobre o Paraguai e a formação de cavados atmosféricos.

As temperaturas variam bastante conforme a região. No sul, cone-sul e grande Dourados, as mínimas devem ficar entre 13°C e 18°C, com máximas de até 32°C. No sudoeste e no Pantanal, as mínimas vão de 15°C a 23°C e as máximas de 20°C a 34°C. No bolsão, leste e norte, os termômetros devem registrar mínimas entre 17°C e 20°C, com máximas de 28°C a 35°C.

Em Campo Grande, a previsão é de mínima entre 17°C e 21°C e máxima de até 32°C. Os ventos sopram inicialmente do norte, mas devem mudar para o sul ao longo da segunda-feira, com intensidade entre 40 km/h e 60 km/h e possibilidade de rajadas acima desse valor.

Entre terça e quarta-feira, com a entrada de uma massa de ar frio, são esperadas as menores temperaturas do período. As mínimas podem cair para 8°C a 12°C, principalmente nas regiões sul, sudeste e sudoeste do Estado. Em alguns pontos, os termômetros podem marcar entre 5°C e 7°C. As informações são do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima).