Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Aquidauana: aprendizado Sustentável para os alunos na Escola de Camisão

Publicado em 18/07/2025 Editoria: Educação


A tradicional horta da Escola Municipal Franklin Cassiano está florescendo mais uma vez — agora com ainda mais força, união e propósito.

Em 2025, a horta foi consolidada como uma iniciativa pedagógica parte do novo modelo de ensino em tempo integral e ganhou o reforço, com a parceria das Secretarias Municipais de Produção, Meio Ambiente e de Educação, além da ativa participação da comunidade escolar.

O projeto da horta, que teve sua primeira retomada em 2023 após o período da pandemia, contou com o apoio da Associação de Pais e Mestres (APM), presidida à época pelo senhor Fernandes e, posteriormente, pelo senhor Alfrane.

Com o apoio da gestão escolar, foi possível reestruturar os canteiros e retomar o plantio de hortaliças, buscando promover hábitos alimentares mais saudáveis e o contato direto dos alunos com a terra.

Este ano, com a implantação do ensino em tempo integral na escola, a horta escolar ganhou ainda mais protagonismo. Conforme explicou a diretora, Ana Fábia Damasceno, esse ano um novo componente curricular “Meio Ambiente e Sustentabilidade” foi incorporado à grade.

"Na prática, isso permite que os estudantes tenham aulas práticas diretamente ligadas ao cuidado com o solo, ao cultivo e à manutenção dos canteiros", explicou a diretora Ana Fábia.

Couves, alfaces, almeirões, coentros, salsinhas e cebolinhas são algumas das primeiras hortaliças cultivadas, respeitando as condições do solo e a época do ano.

Recentemente, em menos de 40 dias, os alunos colheram os primeiros alimentos. "Essa primeira colheita os próprios alunos usufruíram. Plantaram, cuidaram e levaram para casa o fruto do próprio trabalho. Uma vivência educativa e transformadora", relatou a diretora Ana Fábia Damasceno.

Outra vantagem da horta, é que além do aprendizado prático, as hortaliças passaram a compor o cardápio da alimentação escolar, agregando qualidade nutricional e reforçando o ciclo sustentável dentro do ambiente escolar.

Mais do que uma prática agrícola, a horta escolar se consolida como uma importante ferramenta pedagógica, social e cultural. Seu propósito vai além do cultivo: busca-se promover a mudança de hábitos, o respeito ao meio ambiente e a construção de uma consciência coletiva de cuidado — com o planeta e com a saúde.

A experiência vivida na Escola Municipal Franklin Cassiano é exemplo de como a educação, aliada ao envolvimento da comunidade e ao apoio institucional, pode gerar impacto positivo e duradouro na vida dos estudantes.

 



› FONTE: Agecom