Na manhã desta quarta-feira, 09, a Secretaria de Saúde e Saneamento (SESAU) recebeu a equipe técnica da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul (SES-MS), para discutir a implantação do Programa de Micoses Endêmicas e ampliação dos atendimentos da Equipe de Saúde Prisional no município.
A ação tem como objetivo fortalecer o enfrentamento das doenças negligenciadas, como as micoses endêmicas e, ainda, qualificar os serviços oferecidos à população privada de liberdade.
A comitiva estadual foi composta pela bioquímica do LACEN - Dra. Eunice Atsuko Totumi Cunha; pela coordenadora da Saúde Prisional - Martha Maria Torres Soares Goulart; pela coordenadora dos Programas de Tuberculose, Hanseníase e Micoses Endêmicas - Cleide Aparecida Alves; e pela coordenadora do Sistema SISLOGLab - Luciane Vaz da Silva.
Durante a visita, foram discutidas estratégias para fortalecer a vigilância, o diagnóstico e o tratamento das micoses endêmicas, além de ampliar os serviços de atenção à saúde nas unidades prisionais.
“Receber essa equipe técnica demonstra o compromisso conjunto com a saúde da nossa população. Fortalecer o cuidado com os grupos mais vulneráveis, como a população privada de liberdade, e avançar no enfrentamento das doenças negligenciadas é uma prioridade da gestão”, afirmou a secretária de Saúde e Saneamento - Sandra Calonga.
A programação inclui também visitas técnicas ao Laboratório Municipal e à Vigilância Epidemiológica, com foco na atualização dos protocolos de diagnóstico da tuberculose.
› FONTE: Agecom