A Prefeitura de Aquidauana, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da equipe Multidisciplinar (e-Multi), tem promovido a saúde nutricional de maneira inovadora e integrativa com o grupo NutriAção – Quando nutrir é transformar. A ação ocorre semanalmente no polo da equipe e-Multi e tem sido um importante espaço de cuidado, escuta e acolhimento.
O projeto nasceu a partir da Linha de Cuidado do Sobrepeso e Obesidade (LCSO) estadual e busca ir além da balança, combatendo estigmas e preconceitos, enquanto promove ações de acolhimento e educação em saúde com foco na qualidade de vida integral.
Como parte do desenvolvimento do grupo, os participantes terão a oportunidade de integrar, em breve, a primeira Oficina Culinária da e-Multi, que visa incentivar práticas alimentares saudáveis, o consumo de alimentos naturais e o preparo de refeições com afeto e prazer.
Com a supervisão das nutricionistas Carolina Lais dos Santos e Rhaiza Camargo Barboza, o grupo conta com quatro turmas ativas, duas voltadas ao público adulto e duas ao público infantojuvenil.
Cada encontro é cuidadosamente planejado para oferecer vivências únicas e transformadoras, utilizando metodologias ativas, como jogos, dinâmicas e rodas de conversa. Este formato coloca os participantes no centro do cuidado, fortalecendo a escuta ativa e o protagonismo na promoção da saúde.
Além das nutricionistas, o grupo conta com a colaboração de outros profissionais da equipe e-Multi, como o educador físico Lázaro Rafael Duarte da Luz, que oferece práticas de atividade física adaptadas; a psicóloga Aline Carla da Rocha Soares Bento, que auxilia nas reflexões sobre a relação entre alimentação, emoções e saúde mental; e a fisioterapeuta Gabriela Dorte, que promove sessões de auriculoterapia para bem-estar físico e emocional.
Uma importante parceria também foi firmada com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, que doará mudas frutíferas, ervas e hortaliças aos participantes, bem como aos pacientes do Hiperdia. Esta ação visa resgatar hábitos antigos, como o cultivo doméstico, promover a autonomia alimentar e estimular o cuidado com as Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) de forma sustentável e educativa.
O NutriAção é mais do que um programa nutricional: é um convite à transformação, à reconexão com o corpo e o alimento, promovendo o bem viver e a saúde integral de cada indivíduo.
› FONTE: Agecom