Em agosto
A equipe da Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento de Aquidauana participou hoje, 04, do lançamento da “Caravana da Castração”, realizado em Miranda. Da SESAU, participaram a secretária municipal de Saúde e Saneamento – Sandra Calonga, Antônio Damasceno – coordenador da Vigilância Sanitária, Gabriela Dranka Godoy - médica veterinária, Thiago dos Santos Silveira – fiscal, e Giovana Fontes Medina – agente administrativo.
Em Miranda, o evento de lançamento contou com a presença de prefeitos, vereadores, equipe do Governo de MS, primeira-dama de MS - Mônica Riedel, deputado federal Beto Pereira e deputados estaduais Pedro Arlei Caravina, Pedrossian Neto e Lucas de Lima e a senadora Soraya Thronick.
Além de Aquidauana, nesta etapa mais 43 municípios receberão o ônibus da Caravana da Castração. O foco principal é castrar, medicar e microchipar cães e gatos. Em Aquidauana, os atendimentos acontecerão de 01 a 05 de agosto, com a base do castramóvel da SESAU e o ônibus do Estado atendendo no Clube Arpa.
No município, serão disponibilizadas gratuitamente 750 cirurgias de castração para cães e gatos. Os tutores interessados devem obrigatoriamente realizar inscrição pelo site: www.sigpet.ms.gov.br. Em caso de dúvidas, é possível entrar em contato com a Vigilância Sanitária de Aquidauana, pelo telefone: (67) 3241-1205.
Esse serviço gratuito é ofertado pelo Governo do Estado com o objetivo de promover o bem-estar animal e o controle de zoonoses, por meio de uma ação do Programa MS Vida Animal, da Suprova (Superintendência de Políticas Integradas de Proteção Animal), vinculada à Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura).
Pioneira no Estado, a Caravana da Castração terá início em 10 municípios-piloto: Miranda, Bodoquena, Bonito, Jardim, Porto Murtinho, Nioaque, Anastácio, Aquidauana, Ladário e Corumbá. A primeira etapa, iniciada em junho, será concentrada na região do Pantanal, priorizando áreas com maior risco de transmissão de zoonoses.
A meta do Governo do Estado é atender 20 mil animais em todo o Mato Grosso do Sul, com capacidade de realizar de 150 a 200 castrações por dia. A ação reforça a política pública estadual de proteção e bem-estar animal, implantando medidas permanentes de controle populacional e combate ao abandono de animais.
A secretária municipal de Saúde, Sandra Calonga, destacou a importância da iniciativa para o município:
“A Caravana da Castração é uma grande conquista para Aquidauana. Além de ampliar o acesso da população a um serviço essencial, ela fortalece as ações de saúde pública, contribuindo para o controle de zoonoses e a redução do abandono de animais. É um trabalho conjunto entre Estado e município, que gera impacto direto na qualidade de vida da comunidade e dos nossos animais.”
Os serviços oferecidos incluem a castração de animais, microchipagem, medicação no pós-operatório e ações educativas sobre guarda responsável e controle ético populacional. As medidas visam tanto o atendimento imediato quanto a conscientização da população sobre a posse responsável e os cuidados com a saúde animal.
› FONTE: Agecom