O ambiente dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) de Aquidauana têm ganhado novas cores, formas e significados com a chegada do Projeto Etnocores, idealizado e desenvolvido pela artista plástica, tatuadora e geógrafa Eliane Cristina de Sá. As pinturas em pisos e paredes não apenas revitalizam os espaços escolares, mas também ampliam o acesso da comunidade à arte visual, promovendo um ambiente educativo mais criativo, inclusivo e culturalmente rico.
A proposta do projeto é democratizar o acesso à arte, especialmente, em locais onde as manifestações visuais ainda são limitadas. Através de tintas à base d’água e pigmentos de cores primárias, Eliane cria murais artísticos que abordam temas como fauna, flora, povos originários, identidade cultural, paisagem, preservação ambiental, expressão poética, entre outros. As obras despertam o interesse e envolvimento de crianças, pais, professores e moradores, estimulando o diálogo e a imaginação por meio de uma linguagem visual acessível e lúdica.
O Projeto Etnocores teve início de forma voluntária em 2021, no CMEI Marisa Scaff, no bairro São Francisco, durante a pandemia, que na época também contou com a participação da poetisa Flávia Rohdt (Anastácio) e da historiadora Camila Campelo.
Em 2024, o projeto ganhou novo fôlego ao receber o apoio das Secretarias Municipais de Educação e de Cultura e Turismo, e passou a ser desenvolvido ainda no mesmo ano com recursos do financiamento da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) e, agora, final de junho de 2025, o projeto foi concluído.
Além do CMEI Marisa Scaff, outras unidades também foram beneficiadas com a iniciativa, entre elas os CMEIs Antônio de Arruda Sampaio (Vila Pinheiro), professor Ênio de Castro Cabral (Vila São Pedro) e professor José Rodolfo Falcão (Nova Aquidauana). Em articulação direta com a gestão escolar, o projeto também chegou à CMA Emília Alves Nogueira (Nova Aquidauana) e está sendo executado no CMEI Andreia Pace, em parceria com a direção da unidade.
Segundo Eliane Cristina de Sá, "o Etnocores foi inspirado no projeto nacional Voltando à Escola, presente em diversos estados brasileiros, que propõe a inserção de obras de arte em ambientes escolares, promovendo experiências estéticas e trocas culturais entre artistas e comunidades".
O Etnocores mostra que a arte é uma ferramenta poderosa de transformação, especialmente, quando entra nas escolas e se conecta com a infância, a educação e a cultura local. Assim, em Aquidauana, a iniciativa se consolida como um exemplo de como políticas públicas e sensibilidade artística podem caminhar juntas na construção de um futuro mais colorido, criativo e inclusivo.
› FONTE: Agecom