A Secretaria Municipal de Educação (SEMED) promoveu nesta quinta-feira (12), uma formação para os 95 inscritos no Projeto Monitoria Voluntária, no auditório da Escola Municipal CAIC Antônio Pace.
A primeira turma participou da capacitação no período matutino com início às 8h e término às 11h. Já a segunda turma participou no período vespertino.
Conforme informou o professor Aldrin da Cunha, do Núcleo Pedagógico da SEMED, e coordenador do projeto, disse que os voluntários já estarão à disposição para trabalharem a partir do 16 de junho até a conclusão do ano letivo. Os monitores voluntários atuarão na Rede Municipal de Educação, inclusive nos distritos e aldeias.
Presente na capacitação, a secretária municipal de Educação Wilsandra Béda, destacou a importância desse programa no processo de ensino e aprendizagem. “Com esta iniciativa, estaremos promovendo condições de aprendizagem e recompondo a aprendizagem daqueles alunos que tiveram dificuldades no ano letivo”, afirmou a secretária.
A Monitoria Voluntária tem como objetivo promover condições de aprendizagem diferenciadas para os estudantes que não consolidaram as habilidades e competências para o seu ano de escolaridade.
A monitoria também vai trabalhar a recomposição das aprendizagens dos estudantes, que tiveram dificuldades em continuar suas atividades no decorrer dos anos letivos seguintes, em um trabalho pedagógico mais individualizado e direcionado, incluindo novas práticas pedagógicas e metodologias de ensino mais dinâmicas e interativas.
A Monitoria Voluntária será articulada ao planejamento pedagógico das escolas e ocorrerá no contraturno escolar, ou seja, além da jornada regular de ensino. Por meio da mediação dos monitores voluntários, os estudantes terão acesso a estratégias dinâmicas de ensino, contribuindo para a melhoria do fluxo escolar e para o desenvolvimento das competências necessárias ao seu avanço educacional.
O projeto pretende potencializar o aprendizado dos estudantes, bem como, a melhoria do fluxo escolar, garantindo ações diferenciadas e eficazes de retomada das habilidades não desenvolvidas pelos estudantes em Língua Portuguesa e Matemática, conforme a necessidade de cada um.
› FONTE: Agecom