Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

PF e agência paraguaia realizam operação e destroem 816 toneladas de maconha

Publicado em 05/06/2025 Editoria: Polícia


Ações conjuntas na fronteira com MS fazem parte da 50ª edição da Operação Nova Aliança
 
Em nove dias, pelo menos 816 toneladas de maconha em fase de cultivo foram destruídas na linha internacional entre o Paraguai e Mato Grosso do Sul durante a 50ª edição da Operação Nova Aliança. Maior investida contra a produção de entorpecentes no mundo, a ação envolve a Senad (Secretaria Nacional Antidrogas) paraguaia e a Polícia Federal brasileira.
 
Com apoio de helicópteros, as equipes estão cortando lavouras da erva em fase de colheita e destruindo acampamentos montados pelos traficantes em áreas de mata da Reserva Natural Morombí, localizadas entre os departamentos de Canindeyú e Caaguazú (veja o vídeo acima).
 
 
Conforme a Senad, durante a atual operação já foram destruídos 251 hectares de cultivos de maconha, representando 753 toneladas. Cada hectare produz, em média, três toneladas da droga pronta para o consumo. Também foram incinerados 62 acampamentos e 63 mil quilos de maconha já processada.
 
A droga destruída apenas na 50ª Nova Aliança seria suficiente para lotar 32 contêineres marítimos. O peso também se equivale a 11 aviões Boeing 737 vazios.
 
A agência paraguaia estima em pelo menos 24,5 milhões de dólares o prejuízo causado pelas ações aos traficantes. Grande parte das roças de maconha na linha internacional é controlada por facções criminosas brasileiras, principalmente PCC (Primeiro Comando da Capital) e Comando Vermelho.
 


› FONTE: Campo Grande News