Em celebração ao Dia Mundial da Liberdade de Imprensa e ao Dia Nacional da Comunicação, na manhã de ontem, 27, o projeto Pelotão Esperança, esteve visitando a sede do Jornal O Pantaneiro.
A visita teve como objetivo de aproximar os jovens da realidade jornalística e dos meios de comunicação e, também, abordar o papel da liberdade de expressão e da comunicação na sociedade.
Os alunos foram recepcionados pelo repórter Rhobson Tavares, pela pesquisadora Lise Jones e pela equipe do jornal O Pantaneiro. Durante a visita, os alunos puderam conhecer os bastidores da produção jornalística.
A visita iniciou com a exibição de um documentário sobre a história e trajetória do jornal O Pantaneiro, oferecendo aos alunos uma visão detalhada sobre a construção da comunicação local e regional.
Em seguida, o grupo foi conduzido a uma visita guiada, conduzida por Lise Jones e Rhobson Tavares, pelas instalações do jornal, onde puderam conhecer diferentes setores e entender como a informação é passada para a comunidade.
Os jovens, tiveram a chance de explorar a sala de podcast, um espaço moderno utilizado para a produção de conteúdo digital, que amplia a presença do O Pantaneiro nas plataformas online. Também visitaram a redação, onde as notícias são trabalhadas e editadas antes de serem publicadas no site.
Outro destaque da visita, foi a Unidade Móvel, uma ferramenta essencial para o jornalismo ágil. Ela permite à equipe do O Pantaneiro cobrir eventos e notícias em tempo real, em qualquer local da região.
Na sequência, conheceram a biblioteca e a sala do “Seu Lima” (José Lima Neto), dono do O Pantaneiro, onde puderam descobrir mais sobre sua trajetória pessoal e profissional, além de sua contribuição para o desenvolvimento da comunicação na região.
Em seguida, a parte gráfica foi apresentada pelo João Eric Gonçalves, mostrando como o conteúdo produzido pela redação é transformado em jornal impresso, que chega aos leitores e, os trabalhos de comunicação visual, como: banners, painéis comunicativos e adesivos em geral, pelo Deivid Wesley.
Durante a visita, tiveram ainda a oportunidade de ver equipamentos antigos utilizados ao longo da história do jornal e comparar com as tecnologias atuais, compreendendo a evolução do setor e sua adaptação às novas demandas da comunicação moderna.
"Essa visita proporcionou uma experiência enriquecedora para todos nós. Ela abriu portas para que as crianças possam compreender a rotina jornalística, algo fundamental para entendermos como a comunicação se torna uma ferramenta essencial no dia a dia”, afirmou a coordenadora do Projeto Pelotão Esperança – Elaine Rati.
› FONTE: AGECOM