A aldeia Buritizinho em Aquidauana está recebendo durante esta semana um Curso de Operação e Manutenção de Motosserra, ofertado de gratuitamente para a população da aldeia pelo SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), em parceria com o Sindicato Rural, liderança tribal e a Secretaria Municipal de Assistência Social via Núcleo de Geração de Emprego e Renda.
Este curso tem por objetivo preparar o profissional para operar e manter a motosserra de forma segura. O curso também visa garantir que o operador saiba usar a ferramenta de maneira correta, reduzindo o número de acidentes e prolongando a vida útil da máquina.
O prefeito Mauro do Atlântico esteve na aldeia essa semana e acompanhou a realização do curso e destacou a importância do mesmo para a comunidade indígena, como forma de ajudar a oferecer oportunidades de renda e emprego, para a melhoria da qualidade de vida.
“Importante destacar também que o curso acontece aqui dentro da aldeia, facilitando a participação deles e o acesso ao conhecimento. Agradecemos a parceria salutar do Sindicato Rural e do SENAR em oferecer essas qualificações para os indígenas do nosso município junto com a Secretaria de Assistência Social”, disse o prefeito Mauro do Atlântico.
Neste curso estão participando indígenas das etnias Terena, Kadweu e Xavante. As aulas estão sendo ministradas pelo instrutor do SENAR, Pedro Claus. Para a próxima semana também vai acontecer o curso de Operação de Roçadeira Costal, na aldeia Buritizinho.
› FONTE: AGECOM