Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Prefeitura de Aquidauana lança Marca Turística

Publicado em 09/05/2025 Editoria: Turismo


Na noite de ontem, 08, o Hotel Portal Pantaneiro foi o palco do lançamento da nova Marca Turística de Aquidauana, um evento promovido pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SECTUR) em celebração ao Dia Nacional do Turismo.

O evento contou com a presença de empresários locais do trade e convidados. Compuseram o corpo de autoridades, o vice-prefeito Dr. Murilo Acosta, Renata Camillo (chefe de gabinete da SECTUR), o secretário Humberto Torres (Meio Ambiente), Anderson Meireles (chefe de gabinete), Thainara Durso (analista técnica do SEBRAE-MS), Mirian Aveiro (presidente do COMTUR e da Aecopaxi), Cristina Moreira (Visit Pantanal), Vandir Aniceto (Associação Aqui tem guia).

A criação da Marca Turística foi um processo colaborativo que envolveu reuniões da Câmara Técnica e do Conselho Municipal de Turismo. Durante essas reuniões, foram realizados brainstorms e análises detalhadas para identificar os elementos gráficos e o slogan que melhor traduzissem o sentimento e o valor do turismo e da cultura local.

A SECTUR, em parceria com a Agência de Comunicação (AGECOM) e a Agência MV, deu continuidade ao projeto, finalizando o design e criando uma marca que representa a essência de Aquidauana.

A apresentação contextual da Marca foi realizada pela turismóloga da SECTUR, Aline Bezerra da Costa Miranda, que explicou sobre o processo de criação e o intuito do município ter sua marca, trazendo representatividade para todos os produtos turísticos e culturais da cidade.

“Almejamos e sonhamos em ter a nossa Marca forte e reconhecida como é a marca “Isto é MS”, criada pelo Governo do Estado, para nós ela é a principal referência. Não é só uma marca visual, mas é a representatividade, é identidade, valores e a força do nosso turismo, do nosso trade e da nossa cultura impressa nessa marca e que queremos que chegue longe e marque as pessoas, os visitantes e os turistas”, afirmou a turismóloga, Aline Bezerra da Costa Miranda.

A importância de uma marca turística para o município é inegável. Ela não apenas proporciona uma identidade visual única, mas também fortalece a imagem de Aquidauana como um destino turístico de excelência. A marca ajuda a comunicar as riquezas naturais, culturais e históricas da região, atraindo visitantes e investidores, além de promover o orgulho local entre os moradores.

Com a nova Marca Turística e Cultural, Aquidauana está pronta para se destacar no cenário do turismo nacional, contribuindo para o desenvolvimento econômico e a valorização de suas tradições e belezas naturais. O lançamento da marca é um passo significativo para o fortalecimento do setor turístico, que desempenha um papel crucial na economia local.

Presentes no evento, representando da Fundação de Turismo de MS, os técnicos Heder Sanches e Dinair Rezende Marques parabenizaram a SECTUR, a Câmara Técnica e o COMTUR pelo trabalho conjunto em prol da articulação e organização das ações que buscam promover Aquidauana como destino turístico exponencial, citando, o avanço da criação da Marca como fator que denota a identidade local do turismo e da cultural.

O vice-prefeito Murilo Acosta também parabenizou o trabalho de todos os envolvidos no processo de ideias, criação e lançamento da Marca e afirmou que a visão da gestão municipal é continuar investindo no turismo.

“Acreditamos, eu e o prefeito Mauro, que o turismo é uma fonte promissora de geração de emprego e renda. E foi um dos motes da nossa campanha defender esse segmento e vamos trabalhar para continuar buscando recursos e fomentar o segmento turístico de Aquidauana, que tem muito a crescer, prosperar e frutificar. E, a partir de hoje, onde as pessoas verem essa marca, saberão que é marca dos produtos, do turismo e da cultura de Aquidauana!”, destacou o vice-prefeito Murilo Acosta.

Após a apresentação da Marca, elogiada pelo público, os presentes puderam assistir às palestras importantes sobre: FUNDTUR - Ações de Fomento e CADASTUR – Heder Sanches e Dinar; SENAC – MS - Pequenas atitudes, grandes mudanças: o segredo dos negócios sustentáveis – Drª Simone da Cunha Demenciano; SEBRAE – MS – Turismo de Aventura Seguro – Cristevan Frederico Corrêa Veloso.

Em nota, o secretário Youssef Saliba e a equipe da SECTUR agradecem aos parceiros e artesão que colaboraram para o sucesso do evento: Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, SEBRAE/MS, SENAC/MS, IFMS, Secretarias Municipais de Meio Ambiente e de Gestão e Estratégica, AGECOM, Portal Pantaneiro Hotel, Carandá Garden, Selaria Pioneira, Yaguarete, Mimos Pantaneiros, Bele Artes Crochê, Lelis Franco Crochê, Ideal Criative Personalizados e a dupla musical Gabriel Castilho & Alex.



› FONTE: AGECOM