Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Furto de veiculo, perseguição e morte na madrugada em Aquidauana

Publicado em 27/01/2025 Editoria: Polícia


Polícia Militar intercepta veículo furtado após acompanhamento tático em vários bairros de Aquidauana.

Na madrugada de onem, domingo, 26 de janeiro de 2025, a Polícia Militar de Aquidauana, através das equipes de GETAM, Rádio Patrulha de Aquidauana e Anastácio e Força Tática realizou a interceptação de um veículo HB20 prata após uma longa perseguição pelas ruas da cidade.

A ocorrência teve início quando um cidadão abordou a guarnição relatando que quase fora atropelado pelo veículo na Avenida Dr. Sabino, próximo à rodoviária.

Com base na denúncia, a equipe de GETAM iniciou patrulhamento nas proximidades, localizando o veículo com sete ocupantes do sexo masculino, que realizava manobras perigosas, com frenagens de pneus (ZERINHO) colando em risco a segurança dos pedestres e transeuntes.

Ao tentar realizar a abordagem, os policiais deram ordem de parada, que não foi obedecida, e o condutor empreendeu fuga em alta velocidade.

O acompanhamento tático foi iniciado com sinais sonoros e giroflex acionados, e o apoio de outras guarnições foi solicitado.

Durante a perseguição, o motorista do HB20 realizou diversas manobras arriscadas, desrespeitou sinalizações e jogou o veículo contra os policiais em mais de uma ocasião.

Na Rua João Lopes de Assunção, o condutor quase colidiu com motocicletas da equipe GETAM, obrigando os policiais a desviarem rapidamente para evitar acidentes.

No Bairro Guanandy, o veículo foi novamente usado como arma, causando a queda de um policial, que sofreu ferimentos no braço e danos em sua motocicleta.

Mesmo após novas tentativas de abordagem, o condutor insistiu na fuga, cruzando ruas e avenidas sem respeitar placas de pare ou a segurança de terceiros.

Ainda no bairro Guanandy, na tentativa de abordagem, dois policiais da Rádio Patrulha desceram da Viatura que estava com Giroflex e Sirene ligadas, emanando ordem de parada, que foi ignorada pelo condutor do HB20, acelerando o veículo em direção aos policiais na tentativa de atropelá-los, que no intuito de repelir à injusta agressão criminosa, responderam utilizando os meios necessários disponíveis, efetuando disparos em direção ao pneu do veículo, na tentativa de parar o carro e para evitar serem atropelados, mesmo assim o veículo não parou e ambos os policiais jogaram-se ao solo, o que ocasionou algumas lesões.

O veículo continuou em fuga e num cruzamento com Rua Giovani Toscano de Brito desrespeitou a placa de pare, vindo a colidir com o veículo Volkswagen Gol de cor prata, causando danos significativos ao segundo automóvel.

O impacto, no entanto, não deteve o motorista, que continuou em fuga na Rua Quintino Bocaiuva, onde dois ocupantes desceram do carro.

Um dos ocupantes, um adolescente de 15 anos, foi detido no local, enquanto o condutor, de 18 anos, adentrou em mata fechada, sendo encontrado posteriormente.

As equipes também localizaram outros três ocupantes do veículo, dois deles menores de idade, com 15 e 16 anos, sendo o terceiro, um homem de 20 anos, que apresentava ferimentos no ombro, aparentemente causado por arma de fogo, ele foi socorrido pela equipe do SAMU, mas não resistiu e faleceu no hospital.

Os menores disseram inicialmente que o homem de 20 anos não estava no carro, vindo posteriormente a mudar seu relato, confessando que estavam juntos no veículo HB20 e que a todo momento gritavam para que o condutor parasse o carro, pedido que não era atendido, e para conseguirem sair do veículo tiveram que se jogar do carro ainda em movimento.

O condutor do veículo foi localizado em uma residencia próximo a escola CAIC e confessou ter furtado o veículo no bairro Vila Trindade.

A vítima do furto relatou que chegou de Campo Grande, foi dormir, e quando acordou percebeu que o veiculo tinha sido levado.

Os envolvidos localizados foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Aquidauana, o Conselho Tutelar foi acionado para acompanhar o caso dos menores.

O episódio evidencia o perigo representado por condutas imprudentes no trânsito e a importância do trabalho policial no enfrentamento de situações de risco.

A dinâmica dos fatos visando seu completo esclarecimento será investigada através de inquérito policial pela 1ª Delegacia de Policia Civil de Aquidauana.

Morte

O jovem Lucas Odilio da Silva Melo, 20 anos, foi quem morreu durante ação policial na madrugada deste domingo (26) em Aquidauana. 
 
Ele estava com mais jovens dando fuga em um veículo que foi furtado cidade, desobedecendo a ordem de parada de policiais militares. 
 
Próximo a UFMS do bairro Serraria, novamente o condutor tentou atropelar outro policial que desceu de uma das viaturas, foi quando ele caiu no chão e atirou em direção aos pneus, para cessar a fuga. 
 
O condutor que seria M.M.E, 18 anos, fugiu por terrenos baldios, deixando outro menor no carro, além de Lucas, que estava ferido por um tiro no ombro direito.
 
Lucas foi socorrido por uma equipe do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e transportado para o Pronto Socorro do Hospital Regional Estácio Muniz onde morreu durante o atendimento pela equipe médica de plantão.
 
Alguns policiais teriam se feridos nessa ocorrência.
 
Após buscas, o rapaz que dirigia o carro foi localizado escondido na casa de um irmão, próximo a escola CAIC. 
 
Ele foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Aquidauana, para providências cabíveis. 
 
A autoridade policial irá averiguar a participação de todos os envolvidos no furto e a responsabilidade de cada um nos fatos. 
 


› FONTE: Com informações