Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Paciente paliativo tem desejo de batismo realizado na Santa Casa de CG

Publicado em 05/04/2024 Editoria: Saúde


Equipe atende solicitação especial, reafirmando o compromisso com a humanização do cuidado
 
Com um olhar voltado para proporcionar qualidade de vida e minimizar o sofrimento dos pacientes em todos os seus âmbitos, a equipe de cuidados paliativos da Santa Casa de Campo Grande, com apoio da equipe multiprofissional realizou na tarde desta quinta-feira, 4 de abril, o batismo de um paciente de 79 anos que está internado sob tratamento paliativo.
 
Os profissionais atenderam a solicitação do idoso que, há três dias, vinha pedindo para passar pela cerimônia religiosa.
 
De acordo com a Dra. Fernanda Romeiro, Médica Paliativista e Coordenadora da Linha de Cuidados Especiais, Reabilitação e Medicina Hospitalar da Santa Casa, esse ato é importante para sensibilizar os olhares para os cuidados paliativos, e desmistificar o conceito de que é quando ‘não ter mais o que fazer’.
 
“Nesse caso específico de hoje, esse paciente manifestou o desejo de ser batizado e a família estava bastante angustiada diante das dificuldades para realizar. Ele já tem uma condição clínica avançada e a alta dele não será possível. Diante disso, conseguimos mobilizar vários setores para que pudéssemos realizar o batismo no hospital”, explica a médica.
 
Cuidados paliativos é o termo usado para uma abordagem multidisciplinar que visa tratar todo o sofrimento do paciente, seja ele físico, espiritual ou de outras dimensões. Em alguns casos, a equipe identifica que não é apenas os sintomas físicos que estão determinando o sofrimento, tanto para o paciente quanto para a família.
 
“Aqui na Santa Casa, temos uma ala específica de serviços paliativos com profissionais capacitados e direcionados a atender esses pacientes, e a humanização e individualização do cuidado são sempre uma preocupação latente em toda a equipe”, esclarece Dra Fernanda.
 
Na presença de médicos, familiares e membros da igreja, o paciente de 79 anos foi batizado em uma piscina montada dentro do hospital especialmente para o ato religioso.
 
O rito religioso teve iniciativa do Dr. Matheus Passos, médico assistente do paciente, da equipe de cuidados paliativos do hospital, e contou com a ajuda de vários outros setores, como a Higienização e os Bombeiros Civis.
 
 
 


› FONTE: Santa Casa de Campo Grande