Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Saúde de Aquidauana apresenta dados sobre a dengue e piscina do CEJAR

Publicado em 02/04/2024 Editoria: Saúde


A Prefeitura de Aquidauana, via Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento Básico (SESAU), reuniu os representantes do Comitê Municipal de Saúde e a direção da Escola Estadual Cel. José Alves Ribeiro (CEJAR) para tratar dos índices de dengue no município e, também, da situação da piscina da escola.

Fazem parte do Comitê, membros das Instituições Públicas – UEMS, UFMS, IFMS, servidores municipais da SESAU, OAB, servidores do Hospital Regional, Polícia Militar, Conselho Municipal de Saúde e 9º Batalhão de Engenharia e Combate Carlos Camisão.

Em pauta, no primeiro momento da reunião na quarta-feira (27), foi realizada a apresentação do extrato LIRAa (Levantamento de Índice Rápido da Aedes aegypti) com a explicação da principal função de monitoramento, da incidência de positividade de larvas para Aedes, bem como, da situação da coleta de ovos (Ovitrampa) no município, dados apresentados por bairro e com número de notificações de arboviroses em cada um deles.

Após apresentação dos índices, o comitê debateu a segunda pauta da reunião, que são possíveis estratégias de intervenção diante da situação da piscina da Escola CEJAR, haja vista que a mesma se encontra desativada, porém acumula águas das chuvas e, consequentemente, se torna local para proliferação do Aedes.

Mesmo com ações paliativas realizadas pelo Governo do Estado, o Comitê Municipal de Saúde chegou à conclusão de que há a necessidade de uma medida definitiva para solucionar a situação da piscina da escola, tomando as providências necessárias para que ocorra o mais breve possível, visando preservar a saúde, não só da comunidade escolar, como de todo os munícipes, inclusive, moradores do Bairro Alto.



› FONTE: Agecom