Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Centro de Distribuição de Indústria pode ser implantado em Aquidauana

Publicado em 27/01/2024 Editoria: Região


Prefeito e vereadores articulam projeto para Aquidauana ganhar indústria sustentável de cordas, PVC e microfibras
2
Durante a manhã de hoje, 26, o prefeito Odilon Ribeiro, vereadores e secretários municipais receberam os representantes da empresa Sogas Búfalo Santa Cruz, que é uma indústria que trabalha na fabricação de cordas, itens de polietileno, polipropileno, PVC, microfibras sintéticas, incluindo, reciclagem de resíduos plásticos do lixo urbano.
 
A comitiva boliviana da Sogas Búfalo foi composta pelo diretor-geral - Domingos José Queiroz Marchesan, o gerente geral da Comercial sul-americana -  Gustavo Luiz, Ana Carolina Pardo Mendoza - assistente de gerência, Carlos Garcia - gerente do projeto Búfalo Pantanal e o gerente de projetos José Manuel Vial.
 
Participaram da reunião de apresentação os vereadores Nilson Pontim (presidente), Reinaldo Kastanha, Marquinhos Taxista, Wezer Lucarelli, Chico Tavares, Clériton Alvarenga, Everton Romero, Anderson Meireles e Sebastiãozinho do Taboco; e os secretários municipais Marluce Luglio (Administração), Ernandes Peixoto (Finanças), Ronaldo Ângelo (Planejamento) e Heber Seba (Jurídico) e equipe do gabinete.
 
Sediada na cidade de Santa Cruz, na Bolívia, desde 1986 a empresa fabrica cordas, mangueiras, orlas, espaguetes plásticos, fitas e outros produtos. Com seus mais de 35 anos de atuação industrial, a Sogas Búfalo está em fase de expansão internacional e uma das metas da empresa é implementar uma sede no Brasil, país para o qual eles já exportam.  
 
A visita e reunião com o prefeito Odilon e vereadores aquidauanenses teve o objetivo da diretoria da Sogas Búfalo apresentar o Projeto Indústrias Plásticas “Pantanal Búfalo”, que se trata do plano de instalação de um de ponto de distribuição da indústria em Aquidauana. 
 
Conforme a diretoria justificou durante a apresentação para as autoridades, a localização geográfica de Aquidauana é positiva para ser um centro de distribuição, um entreposto da empresa. Dentre as fases de expansão, a empresa projetou também futuramente construir uma planta industrial em Aquidauana, ampliando suas atividades para as etapas de produção e finalização dos produtos.
 
O prefeito Odilon Ribeiro, lembrou na reunião que, tem em seu Programa de Governo a meta de atrair novos investimentos para o município e destacou a importância dessa parceria se tornar realidade.
 
“Temos todo interesse que a empresa de vocês se instale no nosso município. Hoje, estamos iniciando este “namoro” que pode terminar em casamento. Junto com os vereadores, nos colocamos à disposição para auxiliar dentro do que pudermos para que a empresa se instale aqui. Vamos formar agora uma comissão de trabalho com representantes da empresa, prefeitura e câmara para dar início nos estudos de implantação e legislação, para que essa parceria dê certo e a indústria se instale aqui. Sejam bem-vindos!!!”, afirmou o prefeito Odilon.
 
"Temos a ideia de aumentar nossas demandas de produtos e passar a fabricar aqui no Brasil. O ideal é produzir no Brasil o que exportamos da Bolívia para cá. Queremos colocar a nossa planta industrial no Brasil, vimos as vantagens da Região do Centro-Oeste, nos identificamos com o MS, pois faz a fronteira com a Bolívia e, dentro desse Estado, Aquidauana é a cidade que nos interessa e muito", explicou o diretor-geral Domingos José Queiroz Marchesan.
 
Segundo estudos feitos pela diretoria da Sogas Búfalo, nos aspectos logístico e de rota do corredor bioceânica, a cidade de Aquidauana fica bem posicionada comercialmente para a indústria, principalmente, por também estar próxima de Campo Grande.
 
“Temos como ajudar a aumentar a geração de empregos para a população e de arrecadação de impostos para o município. Viemos apresentar para as autoridades a proposta de abrirmos aqui um polo da indústria, trazer um pouco da nossa história e ver se o município se interessa nessa parceria com a nossa empresa", pontuou o gerente de projetos José Manuel Vidal.
 
Já o presidente da câmara, vereador Nilson Pontim em afirmativa junto com os demais vereadores presentes, reiterou o apoio ao projeto de instalação da empresa em Aquidauana. “A Câmara Municipal trabalha sempre em parceria com a prefeitura e, podem ter certeza, de que o que depender do Legislativo, vamos dar todo apoio necessário na concretização desse projeto para gerar renda e emprego na nossa cidade”, disse o vereador Nilson.
 
Ainda presentes em Aquidauana, a diretoria da empresa fará uma visita técnica pela cidade, para estabelecer contatos, visitar áreas e prédios comerciais no município, afim de escolherem um local para que possam, ainda no primeiro semestre, estabelecer uma base local.
 
A iniciativa de instalação da empresa em Aquidauana teve boa receptividade das autoridades municipais, pois além de gerar emprego e renda, o segmento industrial dessa empresa poderá auxiliar o Município nas ações de destinação correta do lixo reciclável. Ou seja, a empresa poderá auxiliar o Poder Público na promoção do desenvolvimento sustentável, social e comercial aliado ao cuidado com o Meio Ambiente.
 


› FONTE: Agecom