Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Ponte Roldão de Oliveira em Aquidauana será reaberta em ato solene

Publicado em 09/12/2023 Editoria: Infraestrutura


Entrega oficial das obras de restauração da Ponte Velha neste domingo (10) às 9 horas.

A Prefeitura Municipal de Aquidauana investiu recursos da municipalidade na reforma e restauração da histórica Ponte Velha denominada Roldão de Oliveira sob o rio Aquidauana que interliga as cidades de Aquidauana e Anastácio, e vice versa.

A decisão de realizar a obra com recurso próprio se deu em virtude dos frequentes problemas com o rodeiro de madeira da estrutura original desta ponte que é um cartão postal de Aquidauana. “Uma reforma que pudesse trazer tranquilidade aos motoristas, ciclistas e motociclistas que utilizam essa ponte era reivindicado há anos”, disse o prefeito Odilon Ribeiro.

Aquidauana vive um momento histórico, com diversas obras realizadas e que eram aguardadas há anos, dentre elas, a reforma da Ponte Roldão de Oliveira, também conhecida carinhosamente como Ponte Velha.

Com intuito de garantir a segurança dos usuários e também dos trabalhadores, a Ponte Velha Roldão de Oliveira foi interditada totalmente no dia 16 de outubro com o inicio das obras de reforma.

Agora, com menos de 60 dias de trabalho intenso de uma equipe especializada, o serviço está finalizado. Os últimos detalhes serão concluídos neste sábado , sendo que amanhã, domingo às 9 horas será realizado um ato solene marcando a reabertura da ponte devidamente reformada e preparada para ser liberada.

Segundo informações colhidas pela redação do Portal de Aquidauana, a empresa contratada pela Prefeitura de Aquidauana retirou todo o madeiramento do rodeiro também, fez um trabalho de limpeza da ferragem e iniciou a colocação de módulos de aço SAC-350 Corten.

O aço corten é utilizado em estruturas externas por conta de sua resistência superior. Além das pontes, o material é muito usado em passarelas, plataformas, viadutos, torres de transmissão, telhados, edifícios industriais, entre outros. “Ele apresenta maior resistência física e climática”.

Na obra foram utilizadas em torno de 35 módulos de aço, que foram soldados e devidamente ajustados, formando o novo assoalho. Por baixo de cada módulo de aço, para dar mais segurança, foram colocados mais cinco perfis de aço e, ainda, entre cada módulo, um complemento chamado de perfil U. “É uma obra importante, cujo investimento vai garantir a segurança das pessoas que usam a ponte todos os dias”, frisou o prefeito Odilon Ribeiro.

O trabalho foi executado por uma equipe de profissionais atentos a todos os detalhes tendo em vista a estrutura da ponte, patrimônio histórico de Aquidauana. “Isso tudo valeu a pena, a a ‘Ponte Velha’, Roldão de Oliveira, ficou NOVA”.

Outras obras importante estão em fase de execução em Aquidauana, como é o caso da reforma do Hospital Regional Estácio Muniz, reforma do CEM – Centro de Especialidades Médicas e a pavimentação do prolongamento da rua Sete de setembro permitindo acesso ao Frigorifico Buriti com passagem pela Ponte Boiadeira em direção à Anastácio. “São conquistas do prefeito Odilon Ribeiro que o inicio da execução do projeto de revitalização do Parque Ecológico da da Lagoa Comprida e a pavimentação do acesso ao Distrito de Cipolândia, compromissos do Governo do Estado de MS com a população de Aquidauana.

Serviço:
Inauguração da reforma e restauração da Ponte Velha Roldão de Oliveira
Dia: Domingo (10)
Horário: 9 horas
Participe, sua presença é importante