Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Delegação de Anastácio participa da Conferência Estadual de Cultura

Publicado em 25/11/2023 Editoria: Arte e Cultura


Nos dias 20, 21 e 22 aconteceu a IV Conferência Estadual de Cultura, no Teatro Glauce Rocha (da UFMS), com mais de 50 municípios participantes.
 
Anastácio foi representado pelo Secretário de Cultura Lincoln Pellicioni e mais 5 delegados: Alessandro Cintra, José Edson Barbosa, Vereador Aldo José, Ruth Maria e Arildo França, que defenderam as pautas do município na plenária estadual. 
 
O Vice- Presidente do Conselho Estadual de Cultura Valdecir Amorim também compôs a delegação municipal.
 
Dentre as pautas propostas em Anastácio estava a reformulação do PROSINC, um programa governamental que promove ações de apoio aos municípios na implantação dos sistemas municipais de cultura, garantindo recursos financeiros e autonomia para as secretarias municipais de cultura, defendido no Eixo I pelo delegado Alessandro Cintra.
 
Outra pauta polêmica, mas que Anastácio conseguiu registrar, foi a criação do F.P.M.C. – Fundo de Participação Municipal da Cultura, com destinação de 30% dos recursos estaduais de cultura para os municipios, com transferência fundo a fundo. Pauta defendida pelos delegados Vereador Aldo, José Edson e Ruth Maria, no Eixo V.
 
Para a Conferência Nacional (março de 2024, em Brasília-DF), o delegado Arildo França ficou na suplência da vaga indígena, com 43 votos.