Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Aquidauana sedia Encontro Estadual de Incentivo ao Trabalho Prisional

Publicado em 22/11/2023 Editoria: Cidade


Na noite de ontem (21), aconteceu em Aquidauana, no auditório da Escola Cejar, o 5º Encontro Estadual de Incentivo ao Trabalho Prisional. Considerado o maior encontro sobre trabalho prisional já realizado na região, o evento teve por objetivo informar como o trabalho prisional funciona dentro do sistema prisional de Mato Grosso do Sul, a importância do trabalho para ressocialização do preso e as oportunidades de parcerias entre unidades prisionais e empresas privadas.
 
Abrindo o encontro, as crianças do projeto social Bombeiros do Amanhã, de Aquidauana, fizeram a apresentação do Hino de Mato Grosso do Sul e, na sequência, todos assistiram a apresentação dos alunos do projeto Adventus do Rei, do Clube de Desbravadores da Igreja Adventista do Sétimo Dia.
 
Representando o prefeito Odilon Ribeiro, o secretário municipal de Finanças Ernandes Peixoto, lembrou que a Prefeitura de Aquidauana já é parceira do projeto de reinserção social dos detentos ao mercado de trabalho.
 
“Esse encontro é um ato de muita importância devido os objetivos colocados aqui. Não é fácil trabalhar políticas públicas para a comunidade carcerária, mas são iniciativas como esse da AGEPEN que a sociedade civil, poder público e os empresários que podem ajudar a atender esses cidadãos que querem voltar ao convívio social e ao mercado de trabalho, querem ser mão de obra ativa. E o município de Aquidauana possui dois convênios com regime semiaberto e o fechado. Temos apenados que trabalham e fazem um belo serviço no setor de limpeza e, também, na fabricação de lajotas”, detalhou o secretário Ernandes.
 
Antes de encerrar a fala, o secretário Ernandes Peixoto afirmou ainda que “o projeto da horta no presidio é sucesso e bem vista e, também, tem a parceria da Prefeitura, por meio da Secretaria de Produção, que fez toda a gradeação da terra, doou adubos, sombrites e mangueira de irrigação”.
 
Durante o evento, um ex-detento, em depoimento para o público, afirmou que passou pelo projeto de reinserção social e foi reinserido com sucesso e respeito ao mercado de trabalho.
 
Ao explicar da importância do trabalho prisional, o Juiz Titular da Vara de Execução Penal do Interior, Luiz Felipe Medeiros Vieira destacou a parceria da Prefeitura de Aquidauana e convidou a todos: "temos que nos unir, chamar a sociedade civil, os empresários para que venham conhecer e agregar a esse projeto, oferecer mais postos de trabalho!".
 
Por fim, ele também destacou que um detendo ao participar do trabalho prisional: “tem melhor comportamento, muda seu perfil e, assim, cria uma situação favorável no presídio.  Um ambiente positivo, porque ele sabe que se cometer deslize já é automaticamente substituído por outro que está na fila para conseguir uma vaga de trabalho”, finalizou o Juiz Luiz Felipe.
 
Participaram do evento os policiais penais, empresários locais, autoridades civis, militares e do judiciário, o vereador Wezer Lucarelli, as secretárias municipais de Aquidauana: Josilene Rodrigues (Assistência Social) e Paula Polini (Produção) e, também, os diretores do estabelecimento penal de Aquidauana Cláudio Alviço e do regime semiaberto Fábio Ferreira.
 


› FONTE: Agecom