Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Nilson Pontim comemora execução da reforma do ESF no Indaiá

Publicado em 10/11/2023 Editoria: Infraestrutura


Nilson Pontim durante sessão do Legislativo de Aquidauana

Nilson Pontim durante sessão do Legislativo de Aquidauana

Nesta semana o vereador e presidente da Câmara Municipal de Aquidauana, Nilson Pontim comemorou o avanço da execução do serviço de reforma do imóvel para implantação de uma unidade (ESF) Estratégia Saúde da Família no Assentamento Indaiá com o objetivo de atender a comunidade que habita a região.
 
Quando da solicitação, o vereador Nilson Pontim, justificou a necessidade de a comunidade contar com uma unidade de saúde bonita, reformada, arejada e estruturada para garantir um bom atendimento e melhorar as condições de trabalho da equipe de saúde. “Era um sonho acalentado há anos”, disse ele.
 
Em nota, a Agecom – Agência de Comunicação da Prefeitura de Aquidauana destacou que o prefeito Odilon Ribeiro vem acompanhando de perto a execução da obra, pois a unidade de saúde está estrategicamente localizada para evitar que as famílias dos assentamentos e das chácaras e fazendas próximas, evitem o deslocamento para a cidade com o intuito de buscar atendimento médico e odontológico de rotina. 
 
Já o vereador Nilson Pontim, confirmou que vinha articulando condições para garantir a reforma da unidade de saúde, fato que se tornou realidade através de uma parceria entre a Câmara Municipal de Aquidauana e a Prefeitura. “Conseguimos economizar recursos do duodécimo do Poder legislativo e consolidar a parceria com a devolução dos recursos para o Poder Executivo executar a obra, anseio antigo da comunidade”, frisou.
 
A Prefeitura de Aquidauana também está investindo uma contra partida para possibilitar a aquisição de mobiliários novos,  para que seja possível inaugurar a unidade de saúde, ainda no 1º semestre de 2024.
 
Segundo a matéria publicada pela Agecom, a obra está em andamento nas etapas de construção do alicerce para as salas que serão ampliadas, estruturação das áreas que serão reformadas, levantamento das colunas e organização para novo telhado. 
 
A empresa executora da obra é a Lip Engenharia, que está sendo acompanhada e vistoriada pelas secretarias municipais de Saúde e Saneamento e de Planejamento, Urbanismo e Obras. 
 
O avanço das obras permite a celebração desta conquista, que em breve estará a disposição desta importante comunidade, que tem na agricultura familiar a base de seu sustento. “Estou muito feliz com o resultado positivo do pleito encaminhado ao Executivo e renovo agradecimentos ao Executivo em nome da comunidade local”, explicou o presidente da Câmara Municipal de Aquidauana, vereador Nilson Pontim.
 
Poço artesiano e regularização do terreno
 
O fato novo inserido no contexto desta obra é a necessidade da construção de um poço artesiano para garantir o abastecimento de água. 
 
Também se faz necessária a regularização da área do imóvel junto ao Incra para que, conforme pretende o vereador Nilson Pontim, seja possível dispor no local, uma equipe completa de ESF multiprofissional, composta no mínimo por médico, preferencialmente da especialidade medicina de família e comunidade, enfermeiro, preferencialmente especialista em saúde da família; auxiliar e ou técnico de enfermagem, odontologia e agente comunitário de saúde (ACS). “A intenção é a de garantir a autonomia da unidade, com o devido cadastro da equipe junto ao Ministério da Saúde, para que o local deixe de ser apenas extensão da Estratégia Saúde da Família do Distrito de Cipolândia”, explicou o parlamentar aquidauanense.