Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Aquidauana realizou no domingo a Conferência Municipal de Cultura

Publicado em 30/10/2023 Editoria: Arte e Cultura


Ontem, 29, foi realizada a 1ª Conferência Municipal de Cultura, no auditório Paulo Corrêa de Oliveira, da UFMS – Campus II, com a finalidade de reunir os representantes da Cadeia Produtiva de Cultura, bem como, os fazedores de cultura dos diversos setores artísticos e artesanais que promovem a cultura do município, visando debater e discutir melhorias para o setor cultural.
 
O evento teve o objetivo de identificar e canalizar as demandas da sociedade civil em interação com o poder público, a fim de difundir e protagonizar a cultura de Aquidauana, através dos debates direcionados pelos eixos temáticos em que serão defendidos pelos delegados eleitos na respectiva plenária para a "IV Conferência Estadual de Cultura".
 
Com o tema “Democracia e direito à cultura”, foram tratados os seguintes eixos: Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura; Democratização do acesso à cultura e Participação Social; Identidade, Patrimônio e Memória; Diversidade Cultural e Transversalidade de gênero, raça e acessibilidade na política cultural; Economia criativa, trabalho, renda e sustentabilidade; e direito às artes e às linguagens digitais. Foram elaboradas 12 propostas para melhorias e aperfeiçoamentos dos mecanismos e estratégias relacionados aos setores culturais.
 
Na ocasião, foi realizada a eleição dos delegados representantes do Poder Público e da sociedade civil. Como representante do poder público, o secretário de Cultura e Turismo, Youssef Saliba, já delegado nato e a suplente é a diretora do IFMS, Hilda Romero. Como representantes da sociedade civil foram eleitos, Mayara Martins (titular) e Eloísa Regina de S. Pacheco (suplente).
 
Além disso, a conferência contou com várias apresentações culturais, sendo elas: Ggrupo dos Desbravadores – Pantaneiros do Sul, a Banda Municipal Otávio Mongelli que realizou um instrumental com músicas regionais, a apresentação do grupo de Dança Las Fronteiriças, e, também, o grupo de Dança Dança Hopunó&39;evoti Une, que demonstrou os passos principais da dança indígena "Passo da Ema - Kipaé" compostas pelos povos originários da Aldeia Água Branca - Distrito de Taunay.
 
A etapa Estadual da 4ª Conferência de Cultura que será realizada em Campo Grande-MS, com data prevista para a acontecer entre os dias 20 à 22 de novembro.
 


› FONTE: Agecom