Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Agems debate Marco Legal do Saneamento com representantes do BID

Publicado em 20/10/2023 Editoria: Infraestrutura


A Agems (Agência de Regulação de Mato Grosso do Sul) participou de uma importante reunião institucional com representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para discutir estratégias de aprimoramento do Marco Legal do Saneamento com base em experiências nacionais e internacionais.
 
O encontro ocorreu na quinta-feira (19), durante o XII Congresso Nacional de Regulação da Abar, que ocorre em São Paulo.  A pauta envolveu a busca por soluções inovadoras que possam impulsionar a qualidade dos serviços de água e esgoto em todo o país.
 
Como órgão regulador, a Agems desempenha um papel crucial na promoção de ações de fomento voltadas para a inovação e a qualidade dos serviços de água e esgotamento sanitário em Mato Grosso do Sul.
 
Como inovação na área do saneamento básico, a Agência sul-mato-grossense tem buscado parceiros para a expansão do saneamento rural no MS, uma vez que  o BID  trabalha com essa parceria. Dessa forma, a implementação e a governança regulatória são pontos chaves para o desenvolvimento da universalização do saneamento rural no Estado. 
 
O diretor-presidente da Agems, Carlos Alberto de Assis, e a diretora de saneamento, Iara Marchioretto, lideraram a comitiva da Agência durante a reunião com o BID. No encontro, foram discutidas estratégias de cooperação que visam aprimorar a infraestrutura e a qualidade dos serviços de saneamento no Brasil.
 
Carlos Alberto de Assis enfatizou a importância da colaboração entre agências reguladoras, instituições financeiras internacionais e prestadores de serviços de saneamento para enfrentar os desafios crescentes e garantir o acesso a serviços de qualidade para todos os cidadãos brasileiros.
 
"Não é de hoje que temos discutido a universalização do saneamento em todo o país. Mato Grosso do Sul tem avançado não só nessas discussões, mas em ações que promovem o saneamento, como por exemplo o nosso plano de regionalização que já está em ação e a expansão do saneamento rural.
 
A reunião com o BID foi fundamental dentro desse cenário e demonstra nosso compromisso em buscar soluções inovadoras para o setor de saneamento. Juntos, podemos alcançar melhorias significativas na qualidade dos serviços, beneficiando a população de Mato Grosso do Sul e de todo o Brasil”, comenta Assis.
 
Na visão dos representantes do BID, o novo Marco Legal do Saneamento abre novas oportunidades para o país.
 
Capacitação
 
Após a reunião, os representantes da Agems participaram de um simpósio organizado pelo BID, que abordou o tema "A Regulação como Motor para Fomentar a Inovação nos Prestadores de Serviços de Saneamento". Nesse evento, especialistas compartilharam suas experiências e insights sobre como a regulação eficiente pode impulsionar a inovação no setor de saneamento.
 
“Discussões como essa são um passo importante na busca por soluções inovadoras que promovam a qualidade e a eficiência dos serviços de água e saneamento no Brasil. Com o aumento das demandas por saneamento básico e infraestrutura de qualidade, essas iniciativas desempenham um papel vital na melhoria da qualidade de vida de milhões de brasileiros”, finaliza Iara Marchioretto.
 


› FONTE: Portal MS