Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Agems representa MS no Congresso Brasileiro de Regulação com painéis e trabalhos técnicos

Publicado em 18/10/2023 Editoria: Infraestrutura


A Agems, está desempenhando um papel de destaque no cenário da regulação no Brasil, representando Mato Grosso do Sul no XIII Congresso Brasileiro de Regulação. O evento, que acontece entre os dias 18 a 20 de outubro, vai reunir especialistas, gestores e reguladores de todo o país para discutir as principais questões relacionadas à regulação no Brasil. A Agems participa ativamente do evento, contribuindo com 6 painéis e 16 trabalhos técnicos.
 
“A participação da Agems na Abar não apenas fortalece a posição da agência no cenário nacional, mas também possibilita a troca de conhecimentos e experiências com outros órgãos reguladores e especialistas do setor. Essa interação é fundamental para o aprimoramento contínuo da regulação em Mato Grosso do Sul e no Brasil como um todo”, destaca o diretor-presidente da Agência de Regulação, Carlos Alberto de Assis.
 
Conhecimento e Inovação
 
Os 6 painéis apresentados pela Agems vão abordar uma variedade de tópicos relevantes, incluindo a regionalização da prestação dos serviços de saneamento com a participação da procuradora-geral do Estado, Ana Carolina Ali.
 
No transporte, a fiscalização do clandestino no sistema rodoviário de passageiros trará o debate do setor com painelistas de outras agências reguladoras, e representando a Autarquia, a diretora de transportes, Caroline Tomanquevez trará os métodos de trabalho realizados no Estado.
 
A regulação e fiscalização para o futuro e o uso da inteligência artificial é tema do terceiro painel que vai destacar o trabalho com o novo sistema de monitoramento no transporte. Participará do painel a coordenadora do CITI, Marisa Satiko.
 
No setor de energia elétrica e gás canalizado, o diretor Matias Gonsales será o moderador do painel que vai abordar o cenário da telemetria, balanceamento e perdas de gás e o ex-diretor de energia e gás Valter Almeida, será um dos participantes no painel sobre regulação e distribuição de gás natural.
 
A diretora de inovação Rejane Monteiro será a moderadora no debate sobre o papel das Agências Reguladoras para o desenvolvimento regional.
 
“A presença da Agems no evento também representa uma oportunidade para a agência aprender com as experiências de outros reguladores, adotar as melhores práticas e continuar aprimorando sua atuação no estado. Com um olhar voltado para o futuro, a Agems configura como referência em vários temas com o novo posicionamento estratégico de regulação em MS”, explica Rejane.  
 
Além dos painéis, serão apresentados 16 trabalhos técnicos que abordam questões específicas e desafios enfrentados pelo órgão regulador em Mato Grosso do Sul. Esses trabalhos incluem análises de impacto regulatório, estudos de caso e propostas de aprimoramento da regulação.
 
A Agems, como órgão regulador de serviços públicos essenciais no estado do Mato Grosso do Sul, tem cumprido o compromisso em promover a melhoria contínua dos serviços prestados à população. Sua atuação abrange diversos setores, como saneamento, transporte e rodovias, energia e gás canalizado, onde exerce um papel fundamental para garantir a qualidade, eficiência e segurança desses serviços.
 


› FONTE: Portal MS