Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Aquidauanense Leonardo Nunes de Cunha morre aos 88 anos na Capital

Publicado em 14/10/2023 Editoria: Região


Advogado veterano presidiu a seccional entre os anos de 1983 e 1984
 
Ex-presidente da OAB-MS (Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Mato Grosso do Sul), Leonardo Nunes de Cunha, morreu neste sábado (14) aos 88 anos. O advogado, que presidiu a seccional entre os anos de 1983 e 1984, deixou sua marca na advocacia e na defesa dos direitos humanos. A causa de sua morte não foi divulgada.
 
Natural de Aquidauana, Leonardo Nunes de Cunha, se formou em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade Nacional de Direito da Universidade do Brasil do Rio de Janeiro em 1959. Além da graduação, possuía especializações em Direito Civil, Direito Processual Civil e Direito Administrativo.
 
Ao longo de sua trajetória na OAB-MS, além de presidir a seccional, Leonardo também exerceu os cargos de Conselheiro e Vice-Presidente no biênio de 1981 a 1983. Além disso, ele atuou como Conselheiro Federal na Ordem dos Advogados do Brasil em três mandatos, entre os anos de 1995 e 2001.
 
Bitto Pereira, atual presidente da OAB-MS, expressou seu pesar pelo falecimento do ex-presidente, destacando a importância de sua contribuição para a advocacia local. "A Advocacia de Mato Grosso do Sul amanhece enlutada. O sempre Presidente Leonardo Nunes da Cunha honrou a Advocacia ao longo de toda sua carreira, era admirado por todos os seus pares e deixou um legado de honradez e trabalho. Meus mais sinceros sentimentos a todos familiares".
 
Também ex-presidente da OAB-MS e colega de advocacia de Leonardo, Mansour Elias Karmouche, prestou homenagem ao colega de profissão e destacou sua contribuição para a criação da OAB-MS após a criação do estado.
 
“Doutor Leonardo Nunes da Cunha foi um Presidente a frente do seu tempo, ajudou a organizar e criar a OAB de Mato Grosso do Sul, após a criação do Estado, teve um papel fundamental e importante na defesa dos direitos humanos, nas questões sociais e na advocacia com sua intensa participação. Desempenhou diversos cargos públicos e isso foi algo que fez a diferença na época que presidiu nossa instituição”, lembrou Karmouche.
 
A nora de Leonardo, a também advogada e conselheira estadual Carla Cardoso, informou que ele faleceu em casa enquanto dormia, sem sofrimento: "Deixa grandes exemplos a serem seguidos, que orgulho e honra para mim, ter tido esse privilégio. Faleceu enquanto dormia, sem sofrimento, como ele merecia", lamentou.
 
O horário e local do velório e enterro ainda não foram divulgados. 


› FONTE: Campo Grande News