Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Mulheres ocupam maioria dos cargos de liderança no Bioparque Pantanal

Publicado em 09/03/2023 Editoria: Região


A mulher a cada dia vem se destacando em cargos de liderança e mostrando que é capaz de fazer a diferença em sua área. Esse cenário pode ser visto em um dos pontos turísticos de Mato Grosso do Sul, destaque no mundo todo, o Bioparque Pantanal. Atualmente 60% dos funcionários do maior complexo de água doce do mundo são mulheres.
 
Hoje o quadro de colaboradoras conta com profissionais capacitadas para executar tarefas que garantem o funcionamento do complexo e coloquem o empreendimento em lugar de destaque. Às vésperas de completar um ano, o local já recebeu 319.181 visitantes e turistas de 75 países. A educação ambiental, ferramenta importante na preservação e conservação da biodiversidade, foi trabalhada com 46.400 estudantes de 683 escolas.
 
O espaço que caminha para ser referência não apenas no turismo, mas principalmente na pesquisa e conservação de espécies, é liderado por uma mulher. Formada em Direito, Maria Fernanda Balestieri assumiu a responsabilidade de estar à frente de um empreendimento que abriga aproximadamente 40 mil animais, um verdadeiro laboratório vivo monitorado 24 horas.
 
“Minha carreira profissional sempre foi marcada por muita dedicação, comprometimento, resolução, ousadia e resistência, além do amor que coloquei em tudo que me propus a fazer. No Bioparque não é diferente, em cada detalhe é dedicado muito amor”, revelou.
 
Presente desde o início da retomada da obra do até então Aquário do Pantanal, Maria Fernanda construiu uma base sólida em sua trajetória profissional, sendo coordenadora da assessoria jurídica da Procuradoria-Geral de Justiça e responsável pelo gerenciamento dos projetos institucionais do Ministério Público de Rondônia e exercendo o cargo de procuradora jurídica da OAB na Seccional de Rondônia.
 
“Entendo que toda mulher é protagonista de uma grande história e que nada vem fácil. Em uma fase difícil da minha vida a força da minha mãe e os valores que meus pais incutiram em nós (em mim e na minha irmã), foram fundamentais para enfrentarmos o momento de forma leve e saíssemos ainda mais unidos e fortes para os percalços da vid. Aprendi o sentido da palavra força, resiliência, dedicação, amor e resultado”, revelou.
 
Em relação a mulher em cargos de liderança, Maria Fernanda pontua que para ter os direitos respeitados e alcançar cargos destaque a mulher é testada a todo momento. “Ser uma Mulher no comando é saber que possuímos os mesmos direitos e, ao mesmo tempo, lutar para que isso não seja considerado um privilégio. É sempre disposta a aprender, se conectar e colocar a sororidade em prática para o alcance de sonhos e abertura de caminho para novas gerações de mulheres na liderança”.
 
Rosana Lemes, Bioparque Pantanal


› FONTE: Portal MS