Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Câmeras instaladas pela Prefeitura ajudam a combater a criminalidade

Publicado em 24/02/2023 Editoria: Cidade


Em Aquidauana, algumas pessoas podem até se incomodar com o fato de saber que ao andar por grande parte das ruas da cidade e ao passar pelas pontes, estão sendo filmados e monitorados. 
 
Mas, a maioria da população, comerciantes, policiais e, claro, a Administração Municipal exalta os bons resultados em ter um sistema de videomonitoramento funcionando 24 horas, em importantes locais da cidade.
 
Em meados de 2022, a Prefeitura de Aquidauana colocou para funcionar o sistema municipal de videomonitoramento, lançando o programa “Aquidauana Mais Segura”, com instalação de mais de 30 câmeras de alta definição e longo alcance.
 
Os locais para instalar as câmeras foram escolhidos “a dedo” em decisão conjunta terre o prefeito Odilon Ribeiro, Câmara Municipal e as Polícias Civil e Militar e Corpo de Bombeiros.
 
O prefeito Odilon Ribeiro explicou que, em seu plano de governo, uma das prioridades era implantar o sistema videomonitoramento da cidade, pois segundo ele, “dados das forças de segurança pública mostravam um aumento significativo nas ocorrências, sobretudo, de tráfico e roubos”. 
 
Aquidauana, geograficamente, está localizada no acesso a grandes rotas usadas por narcotraficantes e, inclusive, nos últimos anos teve ocorrências policiais de grande repercussão, dentre elas, prisão de toneladas de drogas, roubo de aviões e agências bancárias.
 
“Investimos dinheiro público, dos impostos que os cidadãos pagam para implantar as câmeras. Temos visto o resultado positivo desse investimento, as câmeras tem ajudado a inibir e combater a criminalidade, em Aquidauana. As famílias, os comerciantes, a população têm aprovado esse investimento em segurança pública e a gente fica feliz em ver que tem servido pra fortalecer o trabalho das policiais”, afirmou o prefeito Odilon Ribeiro.
 
Um dos resultados mais significativos com a instalação das câmeras tem sido ajudar os policiais no atendimento de ocorrências e identificação de criminosos, como, por exemplo, aconteceu ontem, 23, com a prisão de um estuprador, fato que ganhou repercussão na região.
 
O CRIME
Ontem, 23, L.C.S, de 25 anos, foi flagrado pela câmera da Prefeitura de Aquidauana, transitando pela Ponte Boiadeira, por volta das 7h30min. Quando próximo ao bar, que fica na entrada da Ponte Boiadeira, avistou a vítima e a perseguiu, ameaçando estar armado, arrastando para o matagal para agredi-la e violentá-la. 
 
A polícia foi acionada e imediatamente identificou o criminoso, com o auxílio da câmera instalada pela prefeitura de Aquidauana, naquele local. Com as características do meliante, as policiais Civil e Militar iniciaram uma força-tarefa na busca pelo fugitivo, que em menos de 6 horas após cometer o crime, foi preso em flagrante pela Polícia Militar, em Anastácio, por volta das 13 horas de ontem.
 
L.C.S. foi encaminhado para a Delegacia da Policia Civil de Anastácio, onde foi autuado em flagrante e o inquérito foi instaurado e segue pelos cuidados da delegada da DP de Anastácio, Drª Karolina Souza Pereira. L.C.S, conforme apurado pela Polícia Civil, recentemente fixou moradia em Anastácio.
 
A ação rápida dos policiais civis e militares foi fortalecida com o auxílio das imagens da câmera na Ponte Boiadeira, o que possibilitou a identificação precisa do autor. 
 
O MONITORAMENTO
O sistema de câmeras implantado pela Prefeitura de Aquidauana é ligado as duas centrais de monitoramento 24 horas, que a prefeitura montou e equipou, sendo uma na 1ª Delegacia de Polícia Civil e outra no 7º Batalhão da Polícia Militar, ambas em Aquidauana.  
 
A Polícia Civil e a Polícia Militar tem total controle e acesso às imagens, sendo de responsabilidade deles o monitoramento 24 horas, tornando o serviço bastante ágil no caso de ocorrências de trânsito e policiais.
 
Os policiais podem acompanhar em tempo real o ocorrido e podem tomar as medidas necessárias rapidamente. Além disso, os juízes da Comarca de Aquidauana sempre que necessário, também solicitam o acesso às imagens para uso da justiça.
 
O prefeito Odilon Ribeiro ressalta que, em comparação com outros mecanismos e sistemas de segurança, o monitoramento com câmeras traz um custo-benefício positivo para o município. 
 
“No começo, ano retrasado e ano passado, precisamos investir pesado na contratação de uma empresa especializada, exigimos que as câmeras fossem de alta definição e de longo alcance e que fossem instaladas com precisão, nos locais essenciais para as policias, para surtir efeito na segurança da nossa cidade”, completou o prefeito.
 
O sistema municipal de videomonitoramento da cidade garante que as filmagens sejam feitas em tempo real, com data e hora, ficam registrados em seu histórico e com acesso restrito. A implantação do sistema de monitoramento foi coordenada pelas Secretarias Municipais de Administração e de Planejamento, Urbanismo e Obras Públicas.
 
O investimento na central de videomonitoramento é custeado integralmente pela Administração Municipal com recursos próprios da prefeitura e aprovação da Câmara Municipal de Vereadores.
 
Para montar e equipar as duas centrais nas policiais e para a instalação das 30 câmeras de alta definição na zona urbana, entradas e saídas da cidade e dos distritos, a Prefeitura de Aquidauana investiu cerca de R$ 500 mil reais e, ainda, mensalmente custeia mais R$ 29 mil reais para manutenção do serviço, segurança e armazenamento das imagens.
 
Para esse ano de 2023, o sistema municipal de videomonitoramento deve ter novidades, com a implementação de 02 importantes aplicativos: I) reconhecimento facial; e II) programa “Alerta”, para identificação de veículos furtados e roubados.


› FONTE: AGECOM