Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Mesmo aposentado, Décio Ferreira segue nas ondas do rádio em Aquidauana

Publicado em 19/02/2023 Editoria: Cidade


Foto divulgação

Foto divulgação

Conhecido como Cowboy da Madrugada, o radialista Décio Ferreira está comemorando neste mês de fevereiro 72 anos de vida e 50 anos de atividades radiofônicas em Aquidauana. Décio Ferreira está casado há 42 anos com Romilda Casanova Lopes, teve dois filhos, um deles já falecido e o outro Daniel deu ao casal dois netos, Abner Kaleb (11 anos) e Isabela Lorraine (9 anos).
 
Décio Ferreira iniciou no rádio em 1972 na sonoplastia da Rádio Independente, conhecida como Rádio Martelinho ZY X 39 e sua caminhada não foi fácil, pois carregava consigo o sonho de ser locutor.
 
Enquanto a oportunidade não surgia Décio Ferreira atuou como recepcionista, porteiro e discotecário. 
 
Ao ser aprovado como locutor, Décio Ferreira assumiu o comando de um programa sertanejo e com muita disposição agiu como coringa, fazendo um pouco de tudo. Como repórter noticiarista fez sua primeira participação quando da inauguração do Hospital Ruralista de Aquidauana (Funrural), cuja data não se recorda.
 
Décio foi escalado para este evento pelo então responsável pelo jornalismo da Rádio Independente, Antônio Rodrigues Garcia. Ele comandava um programa que priorizava a notícia e era líder de audiência na emissora. “Fiquei mais de 15 anos na Rádio AM Martelinho, apelido carinhoso da emissora aquidauanense e aprendi muita coisa nesta emissora”, disse Décio Ferreira ao Portal de Aquidauana.
 
Décio Ferreira afirma que com apoio do casal Garcia e Sra. Emídia Garcia conhecida carinhosamente como dona Tota (in memoriam) ganhou várias pesquisas como melhor locutor sertanejo e também teve o privilégio de entrevistar grandes jogadores do futebol durante competições no Estádio Morenão em Campo Grande, período em que o Operário estava no auge do futebol em nosso estado.
 
Ao Portal de Aquidauana, Décio Ferreira explicou que mesmo aposentado, continua atuando no rádio pelo amor ao que faz. “Tive oportunidade de atuar em emissoras fora do Estado, no entanto permaneci em Aquidauana, mesmo sedo aprovado em teste piloto em emissora de Bauru no interior de São Paulo”.
 
Atualmente Décio Ferreira, atua na FM Avenida 91,7 depois de ter passado por outras rádios, inclusive pela América FM 100,9 – antiga FM PAN. 
 
Seu horário na emissora caçula da cidade é das 4 às 7 horas, de segunda a sexta-feira, o que justifica o apelido de Cowboy da Madrugada. “Sou jornalista, amparado pela Lei de 1974 e meu registro é 167”, contou ele.
 
Décio também teve a oportunidade de trabalhar na Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Aquidauana. 
 
Querido e respeitado pelo profissionalismo e por ser um bom amigo, Décio Ferreira diz que não teve padrinho para ingressar no rádio e tudo que tem ganhou honestamente, agradecendo a Deus pelo dom e pela vida. “Antigamente era muito difícil conquistar um espaço no rádio, hoje se tornou mais fácil, basta ser um bom vendedor de publicidade.  A voz e a capacidade de comunicação deixaram de ser prioridade”, esclareceu a radialista Décio Ferreira.