Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Prédio de antigo hospital vira chiqueiro, com porcos em Miranda

Publicado em 15/02/2023 Editoria: Cidade


Caso circula nas redes sociais e deixou moradores do município indignados
 
Imagens de porcos criados dentro do antigo Hospital Pedro Pedrossian chamam atenção pela "nova utilidade" do prédio que era mantido pela Sociedade Beneficente de Miranda, município distante 201 quilômetros de Campo Grande. Localizado na região central do município, o hospital está desativado desde 2008. A cena, em pleno coração da cidade, deixou os moradores indignados.
 
Com sinais visíveis de abandono, o matagal toma conta do local e a estrutura está deteriorada pela falta de manutenção. A situação gerou revolta na população, que registrou imagens dos animais circulando no prédio e denunciou o caso.
 
Apontado por um morador como um patrimônio do município, ele lamenta as condições atuais do antigo hospital. “A maioria dos Mirandenses nasceram aí, meu avô foi um dos fundadores e colaboradores desse hospital, isso é do povo de Miranda”.
 
Além da estrutura precária, os moradores chamam atenção para o chiqueiro instalado no quintal do prédio. “Que falta de respeito com a população mirandense [...] É uma associação beneficente, deveria ser utilizada para benefício do povo e não para criação de animais", comentou um morador em publicação no Facebook.
 
Segundo os moradores, os animais pertencem a uma ex-funcionária do hospital que se apropriou do local. Em tentativa de contato, a mulher disse “se eu moro lá, ou deixo de morar, se eu crio porco ou deixo de criar, ninguém tem nada a ver com a minha vida”.
 
Fechado - O Hospital Pedro Pedrossian era mantido pela Associação Beneficente de Miranda e encerrou suas atividades no ano de 2008. Conforme consta em publicação do Diário Oficial da União, publicado em 10 de novembro de 2014 pelo Ministério da Saúde, a Associação teve o pedido de renovação do Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social, na área de Saúde, indeferido por conta de irregularidade ao atender os requisitos da portaria.
 
De acordo com a prefeitura de Miranda, foi realizada a tentativa de trazer o prédio para a gestão do Executivo Municipal, que seria destinado a instalação de equipamentos públicos de saúde geridos pela Prefeitura, mas não obteve sucesso nas tratativas com a direção da Sociedade Beneficente.
 
A prefeitura de Miranda informou que foi feito fiscalização no local no último sábado (11) após denúncias, e foi dado prazo de 48h para o responsável fazer a retirada dos animais. Em nota, também foi informado que "equipes de fiscalização estão adotando as medidas necessárias para que os responsáveis pela Sociedade Beneficente tomem as providências cabíveis".
 
A reportagem entrou em contato com o advogado apontado como representante legal da Associação, mas não houve retorno. O espaço segue aberto para manifestação da Associação responsável pelo prédio do antigo hospital. 
 


› FONTE: Campo Grande News