Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Onça encontrada morta foi congelada em freezer de quartel de Miranda

Publicado em 29/01/2023 Editoria: Região


Foto divulgação

Foto divulgação

Animal foi encontrado na BR-262 após ser atingido por veículo; material genético será estudado
 
A onça-pintada que foi encontrada morta nas margens da BR-262 na última sexta-feira foi congelada e será utilizada na educação ambiental, segundo informou a PMA (Policia Militar Ambiental) neste sábado (28).
 
Ao Campo Grande News, o cabo da PMA Bruno César explicou o que ocorreu com o animal, encontrado com diversas escoriações e marcas de atropelamento. "A ocorrência foi registrada na manhã do dia 27, e ao averiguar a situação, encontramos uma onça-pintada do sexo masculino nas margens da rodovia. O animal aparentava estar ali desde a madrugada. Após a perícia, recolhemos a carcaça da onça para futura taxidermia", pontuou.
 
O animal foi congelado em um freezer do quartel militar de Miranda, município a 208 quilômetros da Capital, e será utilizado para projetos de educação ambiental em escolas e institutos.
 
Uma pequena parte da orelha da onça-pintada foi retirada e oferecida a uma empresa de preservação animal. Bruno explicou que, dessa forma, o material genético do felino será estudado para garantir uma futura clonagem.
 
O caso - Uma onça-pintada morreu nesta sexta-feira (27) atropelada na BR-262, na altura do km 626, próximo à Fazenda BrPec, entre Miranda e Corumbá.
 
O animal foi encontrado por volta das 8h, pelo funcionário do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) que realiza o serviço de retirada de bichos mortos da rodovia, mas que não quis se identificar.
 
O ponto em que a onça-pintada foi encontrada fica próximo a uma ponte, onde passa a vazante de um rio. É comum encontrar corpos de animais silvestres em vida livre atropelados no local, porque eles vão em busca de água. 


› FONTE: Campo Grande News