Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Aldeia Lagoinha em Aquidauana sedia o 1º TECNOTERENA

Publicado em 09/12/2022 Editoria: Cidade


Foi realizado o 1º TECNOTERENA (Tecnologias Inovadoras na Agricultura Familiar), na Escola Estadual Indígena Pastor Reginaldo Miguel- Hoyenó’O.
 
Com objetivo de interação de experiências de saberes indígenas tradicionais (conhecimento empírico), com os conhecimentos técnicos científicos, entre a comunidade local e os alunos com os profissionais, despertando nos alunos mudanças de valores, hábitos e interesse em solucionar problemáticas técnicas produtivas no cenário econômico social e produtivo. O projeto teve o apoio da Prefeitura de Aquidauana e Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
 
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente esteve apoiando o evento, o Engenheiro Florestal Valdenir Rezende ministrou uma palestra sobre “Técnicas adequadas para produção de mudas da guavira”, foi ressaltado a importância econômica para comunidade indígena tratando de frutífera tradicional da região local onde as famílias indígenas obtêm mais uma fonte de renda alternativa para sua subsistência.
 
Sabendo que a frutífera é de suma importância cultural, financeira e social a Técnica Eronilda Tatiane Baez Moreira realizou na escola uma oficina de produção de mudas da guavira, explicando desde a coleta de sementes até o seu plantio.
 
Essa prática possibilita aos alunos e produtores locais produzirem as suas próprias mudas, facilitando a compressão sobre implantação em novas áreas a serem exploradas por que a colheita em mata nativa dificulta a acessibilidade ao fruto.
 
Os produtores locais, estudantes e comunidade conheceram e aprenderam a instalar o mulching (tecnologia de cobertura de solo) que traz inúmeros benefícios na produção de hortaliças como: redução na perda de água no solo, crescimento rápido e uniforme das mudas, diminuição de plantas invasoras, entre outros e a instalação de aspersores por gotejamento nos canteiros, com o Engenheiro Agrônomo Daniel Kusano.
 
A zootecnista Ma. Patrícia Gomes Santana ministrou a palestra intitulada "Avicultura como alternativa para a agricultura familiar." Além da discussão sobre o tema avicultura familiar, foram demonstradas análises básicas realizadas nos experimentos desenvolvidos pelos membros do grupo GENAVE, assim como esclarecidas as dúvidas sobre o curso de zootecnia da UEMS e a atuação do zootecnista no mercado de trabalho.
 
 


› FONTE: Agecom