Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Mulheres indígenas de Aquidauana participam de curso de capacitação alimentar

Publicado em 31/08/2022 Editoria: Cidade


A subprefeitura na Estação do Distrito de Taunay, sediou um curso de capacitação voltada às mulheres indígenas, trabalhadoras do extrativismo dos frutos do cerrado e Pantanal, realizado na última sexta-feira, 26. 
 
A capacitação trabalhou com as mulheres o reaproveitamento ou aproveitamento das espécies nativas para fins alimentícios na merenda escolar das escolas municipais indígenas, tais como na produção de pães, biscoitos, geleias, bolos, sorvetes, entre outros alimentos.
 
A qualidade dos frutos reflete o grande potencial para o consumo em forma de polpas ou farinhas, que podem ser utilizadas em diversas preparações. Essa ação de capacitação é fruto de parcerias entre a Prefeitura de Aquidauana por meio da Secretaria Municipal de Produção e o Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar (CECANE/UFMS)  e a  AGRAER.
 
No curso, também foram abordadas questões da padronização das receitas, para que o produto tenha sempre a mesma característica de sabor e valor nutricional.  “As mulheres também produziram receitas de pães enriquecidos com a farinha de jatobá, farinha de bocaiuva, biscoitos com a farinha de acurí, biscoitos com a farinha de guavira e geléia de bocaiuva. Todas as receitas produzidas tiveram excelente aceitação ao paladar das pessoas que provaram no curso”, explicou Janir Gonçalves Leite, da Secretaria Municipal de Produção, que acompanhou a ação.
 
As mulheres da Associação Vukapanavó (Aldeia Imbirussu) e da Associação das Mulheres Solidárias Terena (Aldeia Bananal) participaram do curso, buscando a promover a valorização, uso e comercialização de produtos que eles tem na aldeia, dentre eles, a castanha de cumbaru, farinha de bocaiuva, farinha de jatobá, polpa de tamarindo. Elas também receberam orientações de como trabalhar com a produção de pães para a comunidade local e para o PNAE (alimentação escolar).
 
O curso foi ministrado palas professoras: Raquel Pires Campos FACFAN/UFMS, bióloga Rosane Bastos - Socioambiental Serviços, Haideline Kuff Mertens - Mestranda PPG Saúde e Desenvolvimento Regional pela UFMS. Participaram também as técnicas representantes da Agaer Aquidauana, Simone Rodrigues Pereira Correa e Ivania de Oliveira Conde.
 


› FONTE: Agecom