Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Ler é Viver tem roda de leitura e livro sobre maior acidente aéreo brasileiro

Publicado em 29/08/2022 Editoria: Arte e Cultura


Roda de leitura com socioeducandos da Unidade Educacional de Internação (UNEI) Dom Bosco na Biblioteca Estadual Isaias Paim, bem como livros sobre discriminação racial e o maior acidente aéreo registrado em território sob responsabilidade brasileira são destaques do programa Ler é Viver. A atração produzida e apresentada pelo jornalista João Humberto entra na grade da TV ALEMS nesta segunda-feira (29), às 18h15, podendo também ser conferida no YouTube da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul. 
 
O projeto itinerante ‘Vamos ler juntos?’ foi criado pela bibliotecária Gilza Marroni com o objetivo de oferecer rodas de leitura para jovens que não possuem esse hábito. Em parceria com a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), a ação vem sendo realizada atualmente com oito socioeducandos da Unei Dom Bosco, que estão lendo ‘Percy Jackson e o ladrão de raios’, escrito pelo norte-americano Rick Riordan. 
 
Oferecido para bibliotecas e escolas públicas, centros comunitários, entre outros locais que têm interesse em formar rodas de leitura com, no máximo, 10 jovens, entre 14 e 18 anos, o projeto ‘Vamos ler juntos?’ desperta nos participantes a paixão pela literatura. “A ideia é que ao fim dos 20 encontros, esses socioeducandos encarem a literatura como benefício, ampliando o vocabulário, a escrita, e que desenvolvam uma melhor interpretação textual”, destaca Gilza. 
 
Para promover a discussão a respeito da discriminação e preconceito raciais, o jornalista Ermson Amardy escreveu o livro ‘Koyo – Negro sim, marginal não’, em parceria com a engenheira Rachel Escobar. Nascido na Jamaica, por muito trabalhou numa TV como repórter investigativo e em 2013 veio ao Brasil aprender português e se preparar para a cobertura da Copa do Mundo de 2014. Decidiu se mudar para cá e há quase nove anos mora em Campo Grande, onde dá aulas de francês e inglês. 
 
Segundo Ermson, sua publicação mistura realidade e ficção, sendo lançada em maio deste ano pela Editora Vida Produções. “Decidi escrever o livro porque sinto a necessidade de debater esse tema, uma vez que constantemente eu me deparo com diferentes formas de racismo e isso me incomoda muito”. 
 
Voo Air France 447 - Em 1º de junho de 2009, o avião da companhia aérea Air France, que  fazia o voo 447, do Rio de janeiro a Paris, caiu no oceano Atlântico, sepultando 228 pessoas, sendo 12 tripulantes. Foi um dos maiores acidentes aéreos já registrados em território brasileiro. 
 
O coronel aviador Silvio Monteiro Jr., que atualmente mora em Campo Grande, e na ocasião cooordenou os trabalhos de resgate, conta detalhes a respeito da operação que mudou a história da aviação no Brasil no livro ‘Voo Air France 447: Desmistificando o maior acidente aéreo brasileiro’, publicado pela Life Editora e lançado neste ano.
 
Durante seus mais de 25 anos trabalhando na Força Aérea Brasileira (FAB), Silvio não tinha vivenciado acidente de tamanha proporção. Ele é natural de Campinas e mora em Campo Grande desde 2015, sendo que na década de 90 participou de treinamentos de busca e salvamento junto ao Esquadrão Pelicano, localizado na Base Aérea da Capital Morena. 
 
Ler é Viver – A literatura é uma arte que enriquece a cultura e transforma vidas, além de levar o leitor a viajar por diversos universos. Valorizar a leitura e divulgar ações que dignificam a arte literária são os principais objetivos do programa Ler é Viver.
 
O programa pode ser conferido na TV ALEMS (canal 9 da NET) nas segundas, quartas e sextas, às 18h15, e domingos às 16h, no YouTube da Assembleia MS ou no site clicando aqui.


› FONTE: AL MS