Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Social desenvolve Campanha Agosto Lilás com palestras em Aquidauana

Publicado em 26/08/2022 Editoria: Cidade


A Prefeitura de Aquidauana, Secretaria Municipal de Assistência Social de Aquidauana (SAS) e CRAM (Centro de Referência de Atendimento à Mulher) estão realizando a Campanha “Agosto Lilás”.
 
A campanha do “Agosto Lilás” tem por objetivo ensinar sobre os tipos de violência doméstica, com o tema “O medo não vai nos calar”. A palestra, ontem (25), foi ministrada por Ieda Magalhães - psicóloga do CRAM. E participaram também a assistente social Laís Bento e a coordenadora do CRAM - Edineia Mendes, que falaram sobre o trabalho do CRAM.
 
Na manhã de ontem, quinta-feira (25), foi realizada uma palestra sobre o “Agosto Lilás” na EE Dep. Carlos Souza Medeiros em Anastácio para os alunos do 9º ano.
 
As ações da campanha estão sendo realizadas ao longo do mês de agosto. Hoje, 26 de agosto, na escola E.E Romalino Alves de Albres, em Anastácio e, também, na cidade de Nioaque; já dia 29 na Secretaria de Saúde de Anastácio; no dia 30 de agosto nos ESFs José Vória e Cláudio Estela, e para finalizar no dia 31 de agosto, com os servidores na Secretaria Municipal de Assistência Social.
 
O “Agosto Lilás” é uma campanha de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, instituída por meio da Lei Estadual nº 4.969/2016, com objetivo de intensificar a divulgação da Lei Maria da Penha, sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre o necessário fim da violência contra a mulher, divulgar os serviços especializados da rede de atendimento à mulher em situação de violência e os mecanismos de denúncia existentes.
 
A campanha nasceu em 2016, idealizada pela Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres (SPPM), para comemorar os 10 anos da Lei Maria da Penha, reunindo diversos parceiros governamentais e não-governamentais, prevendo ações de mobilização, palestras e rodas de conversa – e desde então vem se fortalecendo e consolidando como uma grande campanha da sociedade no enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, que já alcançou um público aproximado de 419.404 pessoas em todo o Estado, de 2016 a 2020.
 
“Nós estamos em agosto, o mês do “Agosto Lilás” que é uma campanha estadual onde todos os municípios fazem. É uma campanha de enfrentamento as mulheres vitimas de violência, e estamos o mês inteiro fazendo essa campanha”, finalizou Edineia Mendes.
 
 


› FONTE: Agecom