Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Após 4 anos de espera, homem ganha rim de presente de aniversário

Publicado em 22/07/2022 Editoria: Saúde


Antônio ao lado da filha após transplante de rim

Antônio ao lado da filha após transplante de rim

Transplante foi realizado nesta quarta-feira (20), na Santa Casa de Campo Grande
 
Por quatro anos seguidos, receber a doação de um rim foi o pedido no topo da lista de &39;desejos&39; de Antônio Vieira, que completa 63 anos nesta quinta-feira (21), e teve ontem o pedido atendido ao receber uma ligação da Santa Casa de Campo Grande, contando a novidade.
 
“Todo ano, no meu aniversário, eu fazia esse pedido. E neste ano, pela primeira vez, a minha filha organizou a minha festa antes do dia e eu reforcei novamente o meu desejo, que dessa vez foi atendido”, revela.
 
Antes de descobrir o problema renal, o idoso chegou a ter inchaços nas pernas e até desconfiou que fosse por conta do coração. Após o diagnóstico de insuficiência renal crônico dialítico, o médico constou que o órgão estava com apenas 15% de sua funcionalidade.
 
Foi quando Antônio iniciou as sessões de hemodiálise que eram realizadas três vezes na semana em Dourados, onde mora com a família.
 
A surpresa foi tanta, que a filha dele, a enfermeira Ana Paula Vieira, até pensou ser golpe e revela o turbilhão de emoções que sentiu. “Ele me ligou para avisar do rim, pensei que era golpe, então entrei em contato com a Santa Casa, onde me confirmaram e disseram, venha para Campo Grande quanto antes, eu confesso que foi um misto de sensações, pois estamos vindo ao encontro da vida. Era a vida retornando para o meu pai”, ressalta a filha com os olhos cheios de lágrimas.
 
Transplantes- Somente este ano, a Santa Casa de Campo Grande realizou três transplantes renais. Já os transplantes de córneas, realizados neste mesmo período, totalizam 16 procedimentos.
 
Além disso, também houve um transplante de esclera ocular na Instituição. Vale ressaltar que a Santa Casa não possui mais a habilitação para transplantes cardíacos no momento. 


› FONTE: Com informações