Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Polícia Civil de Aquidauana identifica carreta que danificou limitador de altura

Publicado em 01/02/2022 Editoria: Cidade


Na madrugada de segunda-feira, 31/01, por volta das 02h44min, conforme as imagens do circuito de videomonitoramento da Prefeitura de Aquidauana, instalado na Rua Teodoro Rondon, uma carreta bitrem carregada com carga de carvão em altura superior a permitida tentou passar pelo limitador de altura na Rua Teodoro Rondon e não conseguiu.
 
A carreta forçou a passagem durante cerca de 5 minutos e não conseguiu atravessar o limitador, danificando-o. Haja vista que, já que não conseguiu seguir sentido Aquidauana/Anastácio, a carreta engatou a ré e retornou, passando pelas ruas da cidade onde foi também filmada pelas outras câmeras instaladas pela prefeitura e ficou estacionada na Rua Francisco Dias Feitosa, na Vila Dona Nenê, imediações do Parque Ecológico da Lagoa Comprida.
 
No clarear da manhã de ontem, equipes da Prefeitura de Aquidauana identificaram que limitador de altura havia sido danificado. Imediatamente interditaram a via e iniciou o conserto do limitador para evitar acidentes. 
 
Ainda ontem, o diretor municipal de Trânsito da prefeitura, Flávio Gomes representando a Prefeitura de Aquidauana registrou o Boletim de Ocorrência na 1º Delegacia de Polícia Civil de Aquidauana. 
 
De pronto, a Polícia Civil através do SIG da 1ºDP, iniciou a investigação, analisando as imagens do circuito de videomonitoramento da Rua Teodoro Rondon e através das informações obtidas lograram êxito em descobrir a autoria e materialidade dos fatos. 
 
No final da tarde de ontem (31), a equipe técnica da Secretaria Municipal de Planejamento, Urbanismo e Obras Públicas acompanhou a perícia da Polícia Civil até o local onde foi encontrada a carreta. Os peritos trabalharam na vistoria do veículo e na perícia do limitador até o anoitecer. 
 
Os investigadores descobriram o paradeiro da carreta, momento em que foi determinada a autoria dos fatos. De posse das imagens, um funcionário do proprietário da carreta reconheceu o veículo como sendo aquele que, na madrugada do dia 31, danificou o limitador de altura instalado pela Prefeitura de Aquidauana para dar segurança aos munícipes. 
 
O proprietário da carreta não foi localizado na cidade. Investigadores puderam visualizar que a lona estava danificada, ou seja, provavelmente na hora da tentativa da passagem. A perícia compareceu ao local. 
 
A Delegada Regional Drª Sílvia Girardi explicou que “não existe dano culposo, ou seja, alguém dar causa a um dano sem vontade, porém, tem o dano doloso”.
 
“No caso dos motoristas, a condição necessária é que eles devem ter conhecimento da altura da carga e, inclusive, a altura permitida do limitador, até porque há placa sinalizando a altura permitida, existindo nesse caso o dano doloso. Diante disso, a Prefeitura de Aquidauana registrou o boletim de ocorrência e ele responderá por dano ao patrimônio público”, explicou a delegada regional Silvia Girardi.
 
Diante do fato ocorrido, a Prefeitura de Aquidauana aguardará a conclusão do inquérito policial e tomará as providências judiciais e administrativas necessárias, para que seja feito o ressarcimento do dano público. 
 
Vale lembrar que, o limitador de altura instalado na Rua Teodoro Rondon segue as determinações do Contran, tem a altura limite de 4,70m e tem o objetivo impedir o tráfego de veículos com excesso de cargas e que estão fora das especificações exigidas em lei. 
 
A Administração Municipal de Aquidauana tomou a providência de instalar o limitador de altura devido aos inúmeros acidentes que aconteceram envolvendo carretas e caminhões que entravam na cidade com excesso de carga e passavam arrebentando fios, redes de internet, fiação de energia das residências e danificando os semáforos, causando prejuízos aos moradores, à prefeitura e as empresas de telefonia, energia e internet. 
 
 


› FONTE: Agecom