Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

SECTUR realiza cadastramentos dos comércios noturnos de Aquidauana

Publicado em 28/09/2021 Editoria: Cidade


Dando continuidade ao trabalho de inventariar os pontos turísticos e atrativos do trade, dentre eles, pousadas, restaurantes, cachoeiras, passeios, pesqueiros e outros, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SECTUR), está realizando um ciclo de visitas e entrevistas nos estabelecimentos comerciais que funcionam no período noturno.
 
Esse serviço além de ser parte do processo de Inventário da Oferta Turística de Aquidauana (INVTUR), também é essencial para organizar todas as informações turísticas e, inclusive, divulgar o Cadastur (Sistema de Cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor do turismo).
A equipe técnica da SECTUR já finalizou a primeira etapa do INVTUR que é a aplicação dos formulários nos prestadores de serviços turísticos e a tabulação das informações, estando agora realizando a análise dos dados para a elaboração do relatório final.  
 
Foram realizadas também a aplicação destes formulários nos empreendimentos que atendem no período noturno, como restaurantes, bares e lanchonetes, com o objetivo que todos os estabelecimentos estejam inseridos no INVTUR. 
 
Já receberam a visita da SECTUR os seguintes estabelecimentos comerciais noturnos: Akidas Sushi; Baddi; Bar e restaurante Cantinho do Peixe; Boteco da Avenida; Churrascaria Delivery Amorim, Dom Josimo; Esquinão Lanches; Genésio Cervejaria; Kital Lanches; Lanchão da Praça; Lanchonete Bifão da Josy; Montana Hamburgueria; Nihon; Pastel da Avenida; Pizza 10+; Pizza do Lu; Pizzaria Joia; Ponto Expresso; Prime Pub; Quebra Torto; Só na Brasa; Speedy Lanches; Território da Cerveja; Zum Zum Zum; 067 bar; Lendários; e Muriçoca Lanches.
 
Ao todo, já foram inventariados 25 empreendimentos de Alimentos e Bebidas, os quais estão localizados na Avenida Dr. Sabino do Patrocínio (Pantaneta), Bairros: Alto, Cidade Nova, Santa Terezinha, Serraria e Centro.
 
O INVTUR
O Inventário Turístico – INVTUR consiste em levantar, identificar, registrar e divulgar os atrativos, serviços e equipamentos turísticos, as estruturas de apoio ao turismo, as instâncias de gestão e outros itens e condições gerais que viabilizam a atividade turística, como base de informações para que se planeje e gerencie adequadamente o processo de desenvolvimento turístico em nosso município. 
 
Na prática, o inventário turístico exige um longo trabalho de campo, ou seja, a equipe de turismólogas da SECTUR estão visitando o trade turístico e realizando o cadastro para o inventário, atualizando informações e estreitando a parceria da prefeitura com o trade para fortalecer o turismo local. 
 
O objetivo primordial do INVTUR é dar conhecimento do que o município tem que seja passível de utilização para fins turísticos. Com essas informações reunidas e cadastradas, a Administração Municipal pode junto com o Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) e SECTUR embasar as ações de planejamento, gestão, promoção e incentivo à comercialização do turismo, disponibilizando a todos informações confiáveis e atuais.
 
O Inventário está organizado em três categorias: Categoria A – Infraestrutura de apoio ao turismo; Categoria B – Serviços e equipamentos turísticos; e Categoria C – Atrativos turísticos, e será realizado em três etapas. A primeira consiste na aplicação do formulário de pesquisa nas quatro áreas de interesse turístico, sendo elas: Estrada Parque de Piraputanga, Área Urbana, Aldeias Indígenas e Pousadas Pantaneiras. A segunda etapa será realizada a tabulação e análise dos dados. Na terceira etapa será realizado a elaboração do relatório da Inventariação da Oferta Turística. 
 
“Desenvolver as potencialidades turísticas é impossível sem planejamento. Por isso, planejar exige coleta, consistência e confiabilidade de dados como base para análises e decisões acertadas, inclusive, para podermos captar recursos e atrairmos investidores para o turismo de Aquidauana”, explicou o secretário municipal de Cultura e Turismo, Youssef Saliba. 
 
Conforme explicou a equipe técnica da SECTUR, que atua no INVTUR, as informações geradas pelo inventário revelarão os elementos que devem subsidiar diagnósticos e prognósticos mais precisos. Esses procedimentos permitem conhecer as características e a dimensão da oferta, o que necessita ser melhorado ou aperfeiçoado, enfim, quais as iniciativas que devem ser tomadas e que podem permitir aos gestores do município, desenvolver o turismo mais competitivo e sustentável. De posse desses resultados, poder-se-á planejar e investir com mais segurança, balizando os negócios e as políticas de turismo. 
 


› FONTE: Agecom