Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

PM de Aquidauana orienta Agentes de Saúde a identificar violência contra a mulher

Publicado em 24/09/2021 Editoria: Cidade


Foi realizado, ontem e hoje, dias 23 e 24 de setembro, na Câmara Municipal de Aquidauana, uma capacitação para os agentes comunitários, da Secretária Municipal de Saúde e Saneamento de Aquidauana (SESAU). A capacitação, entre outros temas, orientou aos agentes de saúde sobre como ajudar a identificar a violência doméstica e familiar e como incentivar as mulheres a denunciar e procurar ajuda. 
 
As orientações foram feitas pelos militares do 7º Batalhão de Policia Militar de Aquidauana, que integram a equipe técnica do PROMUSE- “Programa Mulher Segura” instituído pela Policia Militar de Mato Grosso do Sul. 
 
A capacitação com os agentes comunitários de saúde é uma iniciativa da SESAU, por meio da Coordenação Atenção Primária, que tem a frente a enfermeira Janaina Toledo Nunes, em parceria com a Rede de Urgência e o 7ºBPM.
 
Programa
O PROMUSE - Programa Mulher Segura é um programa da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso do Sul, instituído por meio da Portaria PMMS nº 032/2018, que faz monitoramento e proteção das mulheres em situação de violência doméstica e familiar.
 
Policiais Militares devidamente capacitados realizam policiamento orientado com objetivo de promover o enfrentamento à violência doméstica contra mulheres, por meio de ações de prevenção, visitas técnicas, conversas com vítimas, familiares e até mesmo com os agressores, fazendo os encaminhamentos pertinentes aos órgãos da rede municipal de atendimento à mulher em situação de violência.
 
Quem pode solicitar atendimento do PROMUSE?
Mulheres em situação de violência e órgãos da rede de enfrentamento à violência contra mulheres (estadual e municipal: CRAS, CREAS, CAM/CRAM, CEAM, Delegacias de Polícia Civil, DAM/DEAM, Defensoria Pública, Conselho Tutelar, entre outros.
 
Onde solicitar atendimento? 
No 7º BPM, na Trav. Tiradentes, s/n – Centro – Tel: 3241-2212.
 
 


› FONTE: Agecom