Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Solidariedade ajuda superar crise financeira em hospital de Aquidauana

Publicado em 04/08/2020 Editoria: Saúde


Raio X Móvel adquirido pelo Hospital de Aquidauana

Raio X Móvel adquirido pelo Hospital de Aquidauana

A Administração Municipal de Anastácio, por meio da Secretaria de Saúde, adquiriu e fez a entrega de kits de máscara de tecido e de protetor facial para pacientes de Anastácio que fazem hemodiálise, bem como para os demais pacientes e funcionários do Centro de Diagnóstico Renal - Núcleo de Hemodiálise do Hospital Regional de Aquidauana.

Essa doação atende a necessidade de disponibilização de EPIs para esses pacientes que apresentam uma tripla carga de doença, aumentando assim o risco de contaminação com a COVID-19, pois podem apresentar sintomas graves oriundas do quadro infeccioso.
 
A iniciativa da Gestão de Anastácio antecipa uma ação do Governo Estadual, que vai adquirir e enviar para nosso município esses kits, destinados aos pacientes com insuficiência renal, para que redobrem os cuidados de prevenção ao novo coronavírus.
 
O Hospital de Aquidauana e presta relevantes serviços a comunidade, disponibilizando além do Pronto Socorro, Setor de Maternidade, UTI, Pediatria, Ortopedia, Raio X, Tomografia Computadorizada e Centro de Diagnóstico Renal - Núcleo de Hemodiálise.
 
Neste momento, mesmo com as dificuldades inerentes a crise provocada pela pandemia do Coronavírus, a unidade hospitalar se mantém aberta e a disposição da comunidade através de iniciativas do Poder Publico Municipal, de gestos solidários e de parcerias consolidadas.
 
Além da questão financeira que afeta o hospital desde a intervenção, neste momento a preocupação também diz respeito ao afastamento de profissionais da saúde por suspeita ou mesmo contágio pelo coronavírus. Este fato está ocorrendo nos três hospitais de Aquidauana e também no de Anastácio.
 
Maternidade no Funrural
 
Neste período, a Maternidade e a ala de pediatria do Hospital Regional Estácio Muniz está sendo transferida para o Hospital Ruralista (Funrural) visando liberar novos leitos clínicos para tratamento especifico de pacientes com sintomas da Covid-19. "O Apoio do Governo do Estado e o investimento de recursos oriundos de emendas parlamentares e outros liberados pelo Governo Federal está nos permitindo enfrentar essa pandemia, porém pelas dificuldades provocadas pelo grande número de pacientes é necessário que cada cidadão ou cidadã faça sua parte, respeitando e cumprindo medidas restritivas, usando máscara, lavando as mãos com água e sabão e higienizando com álcool em gel. O distanciamento social ainda é a melhor prevenção", explicou.
 
Com recurso federal destinado para atendimentos da Covid-19, o Hospital Regional de Aquidauana adquiriu o aparelho para exames de Raio-X, modelo Aquila 320 S, no valor de R$ 127 mil reais. O hospital recebeu o equipamento que já está disponível para uso da equipe médica em benefício dos pacientes.
 
Por outro lado a gestão do Hospital Regional de Aquidauana faz questão de agradecer aos inúmeros voluntários que através de atos de solidariedade contribuem com doações, inclusive de EPIs que em virtude da pandemia são utilizados em larga escala, visando proteger do contágio os trabalhadores que atuam diretamente na linha de frente. "O movimento no hospital tem sido intenso, pois se trata da unica porta do SUS para atender a região
 
Testagem
 
Mato Grosso do Sul contará com uma nova máquina de testagem automatizada para diagnóstico da Covid-19 viando acelerar a liberação de resultados de exames.
 
O anúncio foi feito durante uma reunião realizada na sede do Governo do Estado com a presença do assessor especial do Ministério da Saúde, Airton Cascavel, do governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, além de outras lideranças políticas do Estado.
 
O secretário do Ministério da Saúde, Artur Cascavel, durante a reunião falou que ainda esta semana uma força tarefa será realizada no Estado especificamente voltada para a saúde dos indígenas, em especial, diante do aumento no número de casos. Cascavel anunciou também a habilitação de novos leitos de UTI nos próximos 15 dias, assim como a entrega de mais 40 novos respiradores ainda esta semana.
 
Em Aquidauana a previsão é de implantação e habilitação de mais cinco leitos de UTI, além do envio de respiradores.
 
SUS em colapso!
 
O colapso provocado no sistema de Saúde do Brasil com a chegada do novo coronavírus já vinha sendo apontado há anos por organizações e especialistas, como um estudo da Universidade Federal do Paraná (UFPR) em parceria com Harvard. O levantamento apontou que os gastos no SUS recuaram nos últimos 30 anos, afetando principalmente os municípios menores.
 
Os repasses federais para a Saúde em tempos de pandemia evidenciaram ainda mais os problemas de subfinanciamento no setor e a necessidade do apoio da União.
 
Se por um lado o Brasil foi revolucionário ao criar o Sistema Único de Saúde (SUS), espalhando por todo o país a garantia de atendimento médico à população, por outro, se viu em problemas para sustentar toda essa rede.
 
Eduardo Stranz, consultor da Confederação Nacional de Municípios (CNM), explica ao portal Brasil 61 que o sistema de financiamento da saúde pública é tripartite, ou seja, tem de ter recursos das três esferas do governo . “Há menos recursos por parte da União no sistema, menos recursos dos estados, que estão todos quebrados, e os municípios que deveriam gastar 15%, gastam em média 22%. Tem município que gasta 30% ou 35% de suas receitas em saúde. Quem deveria financiar grande parte, que é a União, fica só coordenando e colocando cada vez menos dinheiro. E com a pandemia isso ficou ainda mais evidente”, ressalta.
 

 



› FONTE: Da redação