Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Meio Ambiente realiza ação educativa ambiental com alunos da Irene Cicalise

Publicado em 17/08/2021 Editoria: Educação


A Secretaria de Meio Ambiente de Aquidauana (SEMA) realizou uma ação de educação ambiental com um grupo de alunos do ensino fundamental da Escola Irene Cicalise, na última sexta-feira, 06.
 
Esta ação faz parte do Programa de Conservação e Valorização da Natureza de Aquidauana, que conta com atividades educativas em datas comemorativas ou em eventos solicitados à SEMA por instituições de ensino do município.
 
Uma vez que é preciso conhecer a natureza para preservá-la, o programa desenvolvido pela SEMA tem como objetivo levar informações sobre a biodiversidade aquidauanense à comunidade escolar, explicando sobre as espécies nativas e suas principais características. 
 
Na atividade com a turma da Escola Irene Cicalise, os alunos e professores foram recebidos e guiados pelo secretário municipal de Meio Ambiente, Wanderley Mariano e o biólogo da SEMA, Dr. Fernando Ibanez Martins, em uma trilha ecológica na área de uso público do Parque Natural Municipal da Lagoa, uma unidade de conservação municipal urbana com uma área de 74 hectares. 
 
Durante a caminhada, os alunos foram apresentados às diferentes espécies que habitam o parque e aprenderam detalhes sobre sua estrutura, reprodução, interações e curiosidades. No decorrer da atividade, foi possível observar uma grande quantidade de árvores, aves, mamíferos e répteis do pantanal em seu ambiente natural. 
 
Ao longo do passeio, o biólogo da SEMA ressaltou sobre a importância de manter o parque limpo e preservado e, também, explicou que os resíduos descartados na natureza podem causar grande impacto, contaminando animais, plantas e, até mesmo, os seres humanos. 
 
Alunos e professores demonstraram grande interesse pelos animais e plantas observados e tiraram uma série de dúvidas ao longo da trilha e, ainda, os alunos puderam conhecer a produção de mudas no viveiro municipal na Lagoa Comprida.
 
SERVIÇO - A SEMA informa que o seu programa de educação ambiental está aberto às instituições de ensino do município. Os interessados devem entrar em contato através dos canais de atendimento da secretaria: telefone é 3241-1912; e-mail sema@aquidauana.ms.gov.br ou, ainda, pelo protocolo central no prédio da prefeitura.
 


› FONTE: Agecom