Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Com saúde em caos, Ivinhema lidera índice de contaminação por 100 mil habitantes

Publicado em 14/06/2021 Editoria: Região


Boletim epidemiológico divulgado pela secretaria estadual de saúde nesta segunda-feira (14/6), aponta Ivinhema em primeiro lugar em incidência de casos confirmados de Covid-19 no Estado. 
 
Com 16.430 casos por 100 mil habitantes, um parâmetro para quantificar os casos confirmados comparando municípios com número de habitantes diferentes. Desta forma todos os municípios ficam com a mesma escala. 
 
Diante deste cenário hoje Ivinhema é o município com maior número de casos proporcionalmente, situação crítica uma vez o município foi classificado como ‘bandeira cinza’, de grau extremo de contaminação, no Prosseguir, programa do governado de Mato Grosso do Sul para classificar e monitorar o avanço da pandemia.
 
Segundo especialistas esta situação de calamidade se apresenta quando as ações de restrições e campanhas de conscientização não são efetuadas com empenho. 
 
A minimização do problema junto com a falta de cobrança da população causa um sentimento de que a pandemia está sob controle. As pessoas ficam com a falsa esperança de que está tudo bem.
 
Este caos que Ivinhema vive, sem dúvida é consequência de tudo que não foi feito até o momento, demonstrando que a situação está fora do controle da administração municipal.
 
Agora com o novo decreto estadual, que apresenta caminhos mais restritivos, a capacidade dos prefeitos de articular com a sociedade será colocada a prova, além de levantar pontos importantes como quais os caminhos serão tomados e quais políticas públicas municipais poderiam ser implantadas para apoiar a população que precisa trabalhar.
 
Na Macroregião de Campo Grande, Aquidauana que está na bandeira vermelha e aguarda resultados de exames de 224 pessoas e Anastácio tem 79 exames coletados aguardando resultados. Ivinhema para se ter uma ideia, aguarda resultados de exames de 310 pessoas.
 
Em numeros de casos por cem mil habitantes, Aquidauana está em 29º lugar e Anastácio em 39º.