Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Após proibição, equipes dos Médicos Sem Fronteiras combatem covid em 11 aldeias

Publicado em 09/09/2020 Editoria: Cidade


Após o polêmico começo, em que chegaram a ser barradas, equipes do MSF (Médicos Sem Fronteiras) atuam no combate ao novo coronavírus em 11 aldeias na região de Aquidauana e Anastácio.
 
A ação tem como prioridade os indígenas, diante da maior dificuldade de acesso aos cuidados médicos pelo terenas, mas o trabalho também inclui apoio aos profissionais do hospital regional de Aquidauana e equipes móveis que visitam em casa pacientes diagnosticados com covid-19 na cidade.
 
O atendimento nas aldeias começou em 27 de agosto. “Quando ficamos sabendo que a doença já estava nas cidades vizinhas, nossa preocupação foi aumentando porque sabíamos que não tínhamos estrutura médica”, afirma o cacique Oto Lara, da aldeia de Colônia Nova, na terra indígena de Taunay/Ypegue.
 
“O trabalho de conscientização e prevenção é muito importante para que a população esteja mais informada e tranquila para poder seguir as recomendações”, diz o médico Pedro Ueda.
 
Segundo o profissional, uma das preocupações é com o grande número de pessoas que sofrem com outras doenças, como diabetes e hipertensão, fatores complicadores em caso de contágio pela covid-19.
 


› FONTE: Campo Grande News