Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Segunda amanhece chuvosa em parte de MS, com alerta de tempestad

Publicado em 17/08/2020 Editoria: Região


Chove em pelo menos 7 cidades e o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) reforçou alerta para temporal
 
Após o temporal do fim de semana que causou transtornos em várias regiões, áreas de instabilidades continuam a atuar em  Mato Grosso do Sul nesta manhã de segunda-feira (17). Amanheceu chovendo em Ponta Porã, Bonito, Dourados, Porto Murtinho, Miranda e Bataguassu.
 
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) reforçou alerta de tempestade para 52 cidades do Estado com chuva de até 50 mm, ventania e queda de granizo. Há risco de corte de energia elétrica,queda de galhos de árvores e de alagamentos.
 
A situação mais crítica foi em Aquidauana, distante 135 quilômetros de Campo Grande. Por lá, temporal com ventos de 90 km/h deixou rastro de destruição.
 
As tendas montadas para atendimento de casos de covid-19 no Hospital Regional do município foram destruídas pela ventania na madrugada de ontem (16). A estrutura do CEM (Centro de Especialidades Médicas), na Rua Pedro Pace, também foi levada pela chuva. Casas foram destelhadas, dezenas de arvores cairam, placas foram derrubadas
 
A Prefeitura contabiliza nesta manhã os prejuízos causados pelo temporal.
 
Depois de quase 40 dias sem chuva, Dourados registrou acumulado de 36 mm no mês, segundo o Guia Clima da Empresa Agropecuária Oeste. Nesta manhã, conforme a Embrapa, já foi registrado 2.9 mm. O tempo por lá segue nublado, garoando e com trovoadas.
 
A previsão para esta segunda-feira é de céu nublado com potencial para chuva em grande parte do Estado. Mesmo com céu nublado, há pouca chance de precipitação apenas nas regiões norte (Sonora) e nordeste (Aparecida do Taboado).
 
A umidade relativa do ar se eleva com variação ao longo do dia 50% a 100%. Há possibilidade de vento fraco a moderado em todas as regiões de MS. As temperaturas máximas no Estado serão de 37ºC. Em Campo Grande, a máxima não vai passar dos 29ºC.
 
Segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul), o acumulado de chuva esperado varia de 5 a 100 mm com a maior concentração nos municípios da região sul (Dourados, Ponta Porã, Amambai).
 


› FONTE: Campo Grande News