Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Vigilância Sanitária de Aquidauana intensifica visitas e orientações no comércio

Publicado em 02/04/2020 Editoria: Cidade


Neste período de prevenção à proliferação do vírus corona, a Prefeitura de Aquidauana por meio da equipe da Vigilância Sanitária e Ambiental (VISA) tem intensificado as ações de orientação aos comerciantes e à população em geral.
 
A VISA tem feito as visitas diárias, orientando aos comerciantes e funcionários sobre as medidas capazes de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, inclusive os do trabalho, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde.
 
“Reforçamos o nosso trabalho de fiscalização e orientações sanitárias para somar às ações urgentes de enfrentamento ao Coronavírus (COVID-19), que estão sendo desenvolvidas pelo Núcleo de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento de Aquidauana”, completou Antônio Damasceno, da VISA.
 
Em Aquidauana, os profissionais de saúde da VISA estão desenvolvendo diuturnamente atividades efetivas de prevenção e fiscalização, fazendo orientações sanitárias e notificando estabelecimentos para cumprimento das principais medidas de contenção necessárias, conforme notas técnicas da ANVISA e decretos municipais.
 
Nas visitas e orientações tem sido reforçado aos comerciantes e funcionários a importância de não permitir a aglomeração de pessoas, fazer a organização de filas e mesas com distância mínima de um metro e meio entre as pessoas, disponibilizar, preferencialmente, álcool gel 70% ou, na falta deste, local apropriado para higienização com água e sabão para uso dos clientes e funcionários e aumentar a frequência de limpeza de superfícies.
 
Vale lembrar que, a equipe multiprofissional da Vigilância Sanitária e Ambiental de Aquidauana continua com sua rotina administrativa de inspeções para fins de licenciamento sanitário de Hospitais, Farmácias, Laboratórios de Análises Clínicas, Consultórios Odontológicos, Ambulâncias e quaisquer outros estabelecimentos de serviços de saúde que sejam de alto risco sanitário.
 
Além disso, a VISA tem prestado aos atendimentos às denúncias de condições ambientais que possam causar riscos potenciais à saúde humana como imóveis baldios cobertos de matos, ou servindo de depósito de resíduos, descarte irregular de resíduos sólidos (pneus e entulhos) e despejo de água servida em calçadas e vias públicas, entre diversos outros fatores que permitem a proliferação de vetores de doenças como a dengue, zika, chikungunya e leishmaniose.
 
SERVIÇO – Quem precisar entrar em contato com o Setor de Vigilância Sanitária e Ambiental de Aquidauana, o endereço é Rua José Bonifácio, nº 455, Bairro Alto e o telefone (67) 3241-1205.


› FONTE: Agecom