Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Cinco são presos com carcaças de javali e 18 cachorros de caça em MS

Publicado em 01/04/2020 Editoria: Polícia


Apesar de permitida, caça de javali precisa de autorização do Ibama

Apesar de permitida, caça de javali precisa de autorização do Ibama

Cinco caçadores foram presos na tarde desta terça-feira (31) em Nova Alvorada do Sul, distante 120 quilômetros de Campo Grande, por equipe da PMA (Polícia Militar Ambiental) de Batayporã. Eles foram multados em R$ 5 mil e vão responder por maus tratos.
 
Durante a fiscalização a equipe encontrou o acampamento de caça, no meio da mata, no local cinco cães, barracas dois Javalis abatidos e carneados. Enquanto os policiais verificavam a área, uma Chevrolet S-10 chegou com três pessoas, as outras duas vieram chegaram em motocicletas.
 
O grupo voltava de uma caçada e das cinco pessoas, duas eram mulheres.
 
Os veículos foram abordados e na S-10 foram encontradas três armas de caça – duas espingardas cartucheiras calibre 28 e uma calibre 20.  Na carroceria do veículo ainda estava uma gaiola com 13 cães, amontoados e estressados, configurando situação de maus-tratos.
 
Já os animais que estavam no acampamento estavam sem água ou alimentação. De acordo com a PMA, em uma das motocicletas estava uma espingarda calibre 12. Todas as armas estavam municiadas e não possuíam documentação.
 
Os veículos, as armas e os animais foram apreendidos. OS caçadores, de 44, 37, 34, 24 e 23 anos, receberam voz de prisão e foram encaminhados para a delegacia de Polícia Civil de Nova Alvorada do Sul.
 
O grupo foi autuadopor crime ambiental de maus-tratos a animais e por porte ilegal de armas. A pena para maus-tratos é de três meses a um ano de detenção e para o crime de porte ilegal é de dois a quatro anos de reclusão.
 
Já o dono dos 18 cachorros foi autuado administrativamente e foi multado em R$ 5.000,00 pela infração de maus-tratos.

A prática de abate de javalis, apesar de permitida, deve ser feita mediantes procedimentos administrativos como ter autorização do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), que nenhum dos cinco possuía, tornando a prática ilegal.


› FONTE: Midiamax